Com premiação de R$ 10 mil a ser distribuída entre os principais vencedores, a Prefeitura de Itapevi anunciou nesta semana os preparativos para o 1º Fest Music da cidade. As inscrições começaram na segunda-feira, 10, e podem ser realizadas até a próxima segunda-feira, dia 17 de janeiro, com os participantes divididos em duas categorias: juvenil e sênior. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura e Juventude do município.
Apenas moradores da cidade de Itapevi poderão participar do Festival. Os interessados deverão apresentar documento de identificação (RG ou CPF) e comprovante de endereço de cada componente do grupo musical, além de mostrar composições de qualquer estilo musical. Os inscritos deverão, obrigatoriamente, possuir Cadastro Municipal de Artistas de Itapevi no link https://itapevi.sp.gov.br/secretaria-de-cultura-e-juventude-cadastro-artista/. Menores de 18 anos deverão apresentar autorizações de pais ou responsáveis no instante da matrícula, munidos dos mesmos documentos, exceto o Cadastro.
O cadastro dos grupos e artistas será realizado exclusivamente de forma on-line no link https://forms.gle/8Wp9o6FMtyugezwe6.
CRITÉRIOS
Serão disponibilizadas 60 vagas, sendo 30 para a categoria juvenil (16 a 21 anos) e 30 para a categoria sênior (16 anos em diante, sem idade máxima). É considerado um grupo musical a partir de três integrantes e é permitido no máximo 10 participantes.
Os interessados podem se inscrever em apenas uma categoria. Nenhum componente de um grupo poderá participar de outro grupo, sujeito a desclassificação dos grupos envolvidos na situação.
Durante a inscrição, deverá ser informada apenas uma música, que será a mesma executada no vídeo e obrigatoriamente no dia da gravação, que ocorrerá na final. A apresentação não poderá ter manifestação de posição política partidária, religiosa ou qualquer tendência sectária ou discriminatória.
A música apresentada deverá obrigatoriamente ser em português do Brasil, exceto o grupo que apresentar música apenas instrumental.
A primeira fase do Fest Music Itapevi 2022 será composta pelo envio do link do vídeo do grupo musical via YouTube durante o período de inscrição on-line, que deverá ter duração máxima de oito minutos e qualidade mínima de 480p, gravado com o equipamento na horizontal e captando imagem de todos os integrantes.
Os Comitês Organizadores e Avaliadores, formados por especialistas da Secretaria de Cultura, farão a avaliação dos vídeos para seleção final de cinco produções por categoria.
A Prefeitura disponibilizará estrutura artística e musical para a gravação da grande final, cuja canção terá tratamento de áudio e vídeo, será postada nos canais oficiais do município e avaliada por meio do público através do site oficial da Prefeitura Municipal de Itapevi em link que será divulgado nas redes sociais em breve.
A entrega dos prêmios e apresentação dos 10 classificados acontece no dia 20 de fevereiro, no Parque da Cidade (Rua Prof. Dimarães Antônio Sandei, Vila Nova Itapevi). A Prefeitura reforça que as datas poderão sofrer alterações, tendo em vista o cenário de pandemia de Covid e as síndromes gripais.
PREMIAÇÃO
Todos os premiados receberão troféus. Grupos da categoria juvenil e da categoria sênior: 1º lugar: R$ 2.500,00; 2º lugar: R$ 1.500,00; 3º lugar: R$ 1.000,00; 4º e 5º lugares: Troféu de participação.
Mais informações sobre as inscrições poderão ser obtidas diretamente na Escola Livre de Música (Avenida Presidente Vargas, 88 – Cidade Saúde), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O telefone para contato é 4142-1304 e o e-mail é projetoescolademusica@gmail.com.