A 52ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, mais conhecida como Copinha, terá entre esta sexta-feira, 14, e sábado, 15 de janeiro, mais 16 jogos eliminatórios, válidos já pela terceira fase da competição. Parte dos confrontos ficou decidida após o encerramento dos primeiros duelos no formato “mata-mata”, promovidos na quarta-feira, 12.
Dentre os principais embates, por exemplo, o Corinthians eliminou o Ituano (SP) goleando-o por 5×0 e o Santos despachou o Chapadinha (MA) ao marcar 3×0. Maior campeão do torneio, com 10 títulos, o Timão agora enfrentará o Resende, enquanto o “Peixe” esgrimirá diante da Ferroviária, respectivamente às 21h45 e às 19h30 desta sexta-feira, 14.
A sorte de outros candidatos à taça, como Palmeiras, São Paulo, Flamengo (RJ) e Internacional (RS), atual vencedor da Copinha, também esteve a favor de cada um deles: o Palmeiras bateu o Mauá por 4×0; o São Paulo venceu o EC São Bernardo por 3×0; o Flamengo teve dificuldade para bater o Náutico por 1×0 e o Internacional continua na luta pelo bi, ao passar pelo Flamengo/SP por 3×0.
DOIS DA REGIÃO
Dos três clubes da região Oeste da Grande São Paulo que iniciaram o torneio, dois deles chegam à terceira fase, isso porque houve o confronto entre dois na noite de quinta-feira: o Osasco Audax e o Ska de Santana de Parnaíba empataram em 0x0 no tempo normal, mas o Audax foi melhor na cobrança das penalidades e ficou com a vaga após vitória por 5×3. O Osasco tem agora uma parada dura pela frente, já que encara o Vasco da Gama (RJ) neste sábado, 15, às 17h15, no estádio do Rochdale.
O Oeste de Barueri, por sua vez, também garantiu a classificação nos pênaltis, por 5×4, após empate em 1×1 contra o Ibrachina (SP). Na terceira fase, também não terá vida fácil: encara o Flamengo, do RJ, neste sábado, 15, às 19h30, na Arena Barueri.
Os clubes que passarem pelo funil da terceira etapa da Copa São Paulo vão encarar a quarta fase já a partir do domingo, 16, quando deverão ser promovidas mais quatro partidas, todas eliminatórias, critério que também será obedecido na segunda-feira, 17, e valerá até a definição dos clubes semifinalistas que irão se cruzar na sexta-feira, 21, e no sábado, 22 de janeiro. A final está mantida para 25 de janeiro, mas o estádio que será palco da festa de encerramento ainda não foi divulgado pela Federação Paulista de Futebol (FPF). O Pacaembu, tradicional palco da decisão, foi privatizado e se encontra em reformas.
A Copinha de 2022 começou em 2 de janeiro, com 128 clubes de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal (DF), dispostos em 32 grupos de 4 times cada.