Assim como vem ocorrendo desde o último final de semana em todo o país, também em Osasco, foi iniciada no domingo, 16/1, a vacinação contra covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos, com comorbidades e deficiência. Para estimular ainda mais a presença desse público para receber a primeira dose, a Prefeitura criou mecanismos de incentivo, como a emissão de um “certificado de coragem” a quem receber a imunização, além da distribuição de livros de literatura infantil, que integram a campanha “Vacina no braço, livro na mão, de incentivo à leitura.
A Secretaria de Saúde da cidade decidiu manter a vacinação dos pequeninos exclusivamente nos postos dos shoppings União (Avenida dos Autonomistas, 1400, Vila Yara) e SuperShopping (Avenida dos Autonomistas, 1828, Industrial Autonomistas), das 14 às 21 horas, inclusive sábados e domingos, mediante agendamento na Central 156. Os dois locais foram ambientados para receber a garotada, que também pôde se divertir com a presença de personagens fantasiados de super-heróis e princesas.
Desde a segunda-feira, 17, portanto, os shoppings União e SuperShopping atendem apenas o público infantil (5 a 11 anos, com comorbidades e deficiência). Os pais devem ficar atentos às exigências para vacinar os filhos nos shoppings. Primeiro, é preciso fazer o cadastro no site https://www.vacinaja.sp.gov.br/, pois agiliza o atendimento. Em seguida, agendar horário na Central 156, ou no 3651-7080, ou ainda pelo app 156 Osasco. No dia agendado é preciso comprovar a comorbidade através de laudo, receita, exame ou prescrição médica e apresentar documento da criança (CPF ou Cartão SUS) e comprovante de endereço.
No primeiro dia de vacinação foram ofertadas 700 vagas, de acordo com a Vigilância Epidemiológica do município. Osasco espera vacinar, ao final desta primeira semana, cerca de 3.500 crianças. O público estimado da primeira etapa é de cerca de 10 mil crianças entre 5 e 11 anos com alguma deficiência ou comorbidade. A cidade tem cerca de 61 mil crianças nessa faixa etária.
O prefeito Rogério Lins (Pode) e a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Aline Lins, acompanharam o primeiro dia de vacinação da garotada. “É muito emocionante ver esse início de vacinação de nossas crianças. A ideia foi proporcionar um momento alegre para elas e mostrar a importância da vacina. Além do certificado, iniciamos a campanha ‘Vacina no braço, livro na mão’, como incentivo à leitura. Unimos tudo isso para dar um apoio maior às famílias nesse momento tão importante”, disse o prefeito.
PÚBLICO EM GERAL
Com a destinação dos dois shoppings para vacinação exclusiva das crianças, o esquema vacinal em Osasco também foi alterado para atender ao restante da população, que consiste em pessoas acima de 12 anos (para primeira e segunda doses) e a partir dos 18 anos para quem deseja tomar a dose de reforço e tenha recebido a segunda dose há pelo menos quatro meses.
Assim, o atendimento acontece nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos dois Centros de Atenção ao Idoso (Km 18 e Presidente Altino) e no Osasco Plaza Shopping (Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 81, Centro), das 14 às 21 horas, inclusive sábados e domingos. Nesses locais não há necessidade de agendamento. Basta levar um documento de identificação com foto e comprovante de endereço. Para a segunda dose ou dose de reforço, é preciso levar a carteirinha de vacinação. Menores só poderão receber a vacina se estiverem acompanhados por pais ou responsáveis.
Mais informações podem ser acessadas pelo site https://saude.osasco.sp.gov.br/.