Após um período de aproximadamente 45 dias de férias, iniciado em 15 de dezembro de 2021, chega ao final na terça-feira, dia 1º de fevereiro, o chamado recesso de final de ano dos vereadores na maioria das cidades brasileiras.
Na região Oeste da Grande São Paulo, todas as sete câmaras municipais têm suas sessões legislativas realizadas justamente às terças-feiras, semanalmente, o que impõe o retorno dos vereadores já em trabalho de plenário logo no primeiro dia. A única delas que não ocorre semanalmente é em Pirapora do Bom Jesus, cujas sessões acontecem na 1º e na 3ª terça-feira do mês.
Nesse retorno, em meio ao agravamento da pandemia de Covid-19 por causa da variante Ômicron, a decisão sobre presença ou não de público durante as sessões tem sido adotada de forma diferenciada entre as casas legislativas. Até o fechamento desta edição, na quinta-feira, 27, Osasco havia definido que a sessão será on-line (sem a presença de público), enquanto Itapevi, Jandira e Santana de Parnaíba devem receber a população em seus respectivos plenários. Em Pirapora haverá a presença de público, porém com quórum reduzido. Carapicuíba e Barueri ainda não haviam se definido ou não haviam divulgado o formato.
No caso específico de Jandira também deve ser considerado outro detalhe: com o plenário em reforma, a sessão da Câmara deve ocorrer dentro do Teatro Municipal, localizado ao lado do prédio do Legislativo.
Além do recesso de 45 dias que compreende o final de ano anterior e o início do subsequente, os vereadores também têm direito a outro período de férias durante o mês de julho, quando entram em novo recesso por mais 30 dias.