Início Cidades Nova plataforma em Barueri permitirá tradução simultânea de Libras para acessos a...

Nova plataforma em Barueri permitirá tradução simultânea de Libras para acessos a serviços públicos

0
O prefeito Furlan esteve na reunião que formalizou o processo: “pessoas verdadeiramente incluídas” - Foto: Ricardo Santos/Secom

A Prefeitura de Barueri oficializou na terça-feira da semana passada, 22, a implantação de uma tecnologia que permitirá que pessoas com deficiência auditiva possam ter mais acessibilidade aos serviços públicos por meio da comunicação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) de forma 100% digital. A formalização do processo ocorreu em reunião no Paço Municipal, com técnicos da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) e do Centro de Inovação e Tecnologia (Cit).
A partir de agora, o usuário com deficiência auditiva que acessar qualquer serviço público municipal poderá se conectar a uma central de intérpretes em Libras que fará a tradução simultânea on-line entre o surdo e o servidor público.
“O nosso objetivo com a implantação dessa plataforma é romper as barreiras da comunicação e acolher as pessoas com deficiência de forma integral”, explica o secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva, o professor Carlinhos.
Para o prefeito Rubens Furlan (PSDB), esse será um importante passo dado em Barueri a favor da plena inclusão. “Esse projeto é muito bem-vindo em nossa cidade. Vamos fazer de tudo o que for possível para que essas pessoas sejam verdadeiramente incluídas em nossa sociedade”, reforçou o chefe do executivo.

NA PRÁTICA

Um aplicativo estará disponível para download em QR Code (código de resposta rápida) que será distribuído em diversos pontos da cidade, Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas, prontos-socorros, entre outros locais. A pessoa que precisar se comunicar em Libras poderá acessar a plataforma pelo celular ou tablet (Android ou IOS) e fazer uma videochamada em tempo real com um intérprete de Libras 24 horas por dia.
O presidente da AME (entidade responsável por desenvolver a plataforma), José de Araújo, relata que escolheu Barueri como parceira porque, além da cidade ser engajada com a inclusão de pessoas com deficiência, conta com uma estrutura de cidade inteligente que garante a conexão de internet em diversos pontos do município, recurso imprescindível para o funcionamento da plataforma.
Para o administrador do Cit, Jonatas Randal, esse serviço vai ao encontro dos objetivos do governo em usar a tecnologia a favor da população. “Na era digital, a cidade tem todo o aporte para abrigar avanços tecnológicos que melhorem a vida das pessoas, e este é caso dessa plataforma. Estaremos empenhados em garantir o sucesso do projeto”, finaliza Randal.

Sair da versão mobile