Bruna ‘vira a chave’ da candidatura a deputada e Furlan afirma ‘não virar as costas para quem ajuda a cidade’
Boa parte da cúpula do PSDB em toda a região Oeste se reuniu na noite de terça-feira, 15, em Barueri, para assistir, sob o comando da família Furlan, a uma série de anúncios que devem movimentar o processo político-eleitoral deste ano na cidade. Dentre inúmeros convidados e autoridades da região, destacou-se a presença do atual presidente da legenda no Estado de São Paulo e secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
Como de praxe, o patriarca e atual prefeito de Barueri, já no gozo de seu sexto mandato à frente do Executivo, deu a tônica aos trabalhos, lembrando que “estamos iniciando mais um ano eleitoral e que as pessoas devem se questionar sobre o que pretendem fazer com o seu voto”. E ponderou: “O brasileiro tem a mania de votar em alguém e, se não der certo, acaba votando em outro por uma espécie de vingança, sem se preocupar se ele [o candidato] será bom ou não para o país. Temos visto muitos erros por causa disso e questiono: vocês vão errar deliberadamente na hora do voto?”.
Dentro desse contexto, Rubens Furlan lembrou que Barueri tem recebido apoio do governo estadual e citou, por várias vezes, o exemplo da chegada do Hospital Regional à cidade. Disse que, se não fosse a força política de seus pares para com o governo estadual, não teria conquistado a medida que deve beneficiar a população de toda a região. A unidade do Hospital está sendo edificada na região do Jardim Paulista, em Barueri.
BRUNA: ‘VIRANDO
A CHAVE’
Por essa razão, a família adotou a primeira iniciativa que, apesar de já ter sido anunciada há algumas semanas, ainda é tratada como novidade e começa a ser apresentada gradativamente ao eleitorado em geral: a filha do prefeito, Bruna Furlan, que atualmente cumpre seu terceiro mandato como deputada federal, não mais tentará a reeleição para o Congresso Nacional, em Brasília; e, sim, deverá lançar-se candidata a deputada estadual para o pleito de outubro próximo.
Ao “virar a chave” da pretensão de cargo, Bruna concorda com o pai ao afirmar que sua presença em instância mais próxima da cidade, como a Assembleia Legislativa do Estado, permitirá maior exercício da força política da cidade para as conquistas necessárias à população. “Aqui no Estado, teremos a chance de mostrar maior força política para nossas conquistas”, referendou a deputada que citou, também, como exemplo, a chegada do Hospital Regional. “Precisamos enaltecer nossa força política aqui no Estado, onde estão mais próximas as nossas chances de conquistas para nossa população, como o hospital”, reforçou.
Mãe da pequena Isabella desde agosto de 2020, Bruna Furlan ainda completou: “Além de tudo isso, intimamente falando, quero também ver minha filha crescer”.
RUBINHO: COMANDO REGIONAL
Outra novidade da família Furlan apresentada durante o encontro foi a ascensão do filho do prefeito e irmão da deputada, Rubens Furlan Filho, o Rubinho, como coordenador do PSDB em toda a região Oeste.
Apresentado ao público presente, Rubinho também anunciou a abertura do espaço onde estavam todos, no bairro Betahaville, na região central da cidade, como um local para reunir candidatos e todo o trabalho voltado às candidaturas do partido este ano, na região.
Ao lado da esposa Carolina, sempre que usou a palavra procurou enaltecer o sucesso que vem encontrando na luta contra um câncer, afirmando que suas conquistas e de sua família “virão sempre com as bênçãos de Deus e num dia após o outro”.
Citou o exemplo que tem desde cedo dentro de casa, com os pais Rubens e Sônia Furlan: “eles me ensinaram, sobretudo, que as dificuldades sempre aparecerão; mas também que, com a ajuda de Deus, da família e dos amigos, sempre venceremos”, já se referindo aos desafios políticos que terá como um eventual “coordenador” da campanha da irmã Bruna a deputada estadual e também à composição com outros candidatos e partidos na região.
À reportagem do jornal Página Zero, por exemplo, Rubinho informou que, apesar do conceito de que a eleição de Bruna Furlan possa “ser fácil”, os esforços deverão ser sérios e voltados para o trabalho de conquista de votos em toda a região. Mas que, apesar disso, suas composições oficiais (as chamadas dobradinhas com outros candidatos) “deverão ser poucas e enxutas”. Ele citou dois casos em que as dobradinhas estão praticamente certas: com o atual vereador de Santana de Parnaíba, Silvinho Filho (PSD), filho do ex-prefeito Silvio Peccioli; e também com o ex-prefeito de São Manuel, ex-deputado estadual e federal, Milton Monti, atualmente sem partido.
Rubinho, também apresentado como Furlan Filho, ainda anunciou que fichas de filiação partidária seriam colocadas à disposição de novas lideranças e que aquele espaço será inaugurado como “diretório regional” do partido na próxima quinta-feira, dia 24/3.
Ainda para o Página Zero, repetindo que “um dia deve ser vivido após o outro”, Rubinho afirmou que não pretende nenhum cargo eletivo nas eleições municipais de 2024, mas que não descarta o sonho de “um dia, vir a ser o prefeito de Barueri”.
CANDIDATURAS DO PSDB
Repórteres de outros veículos de comunicação também questionaram o posicionamento oficial da família Furlan em relação aos cenários politico-eleitorais do Estado e do Brasil. A principal consideração é que o PSDB, depois de ocupar o papel de protagonista nas disputas para a Presidência da República e para o governo paulista, poderia estar perdendo espaços, apesar de ter o atual governador de São Paulo, João Doria, no comando do Executivo estadual.
O prefeito Rubens Furlan foi o primeiro a dar o tom, seguido amplamente pelos filhos Bruna e Rubinho. “A política é dinâmica; vivemos momentos de renovação. Essa polarização entre dois candidatos à Presidência da República pode dar, sim, espaço à chamada terceira via”, avaliou referindo-se à candidatura de João Doria ao posto máximo da política nacional. E voltou ao exemplo da chegada do Hospital Regional à cidade: “Há muitos anos venho tentando essa conquista para Barueri e região; Doria foi o único governador que nos atendeu. Como posso virar as costas para isso? Serei muito correto e muito leal. Além de tudo, Doria foi e tem sido um grande governador; São Paulo é um dos poucos estados que continua com capacidade de investimentos. Vou pedir votos para ele, sim!”, garantiu Furlan.
Ele seguiu o raciocínio para a escolha do candidato ao governo do Estado, cuja pré-candidatura se apoia no atual vice-governador Rodrigo Garcia, também filiado ao PSDB: “Rodrigo Garcia é um municipalista; apoia todas as prefeituras do Estado; faz um ótimo trabalho nesse sentido e todos os prefeitos votam nele”. E repetiu: “se está beneficiando todos os municípios, inclusive Barueri, como posso lhe virar as costas? Ele será meu candidato a governador”, disse.
Bruna reforçou: “Todos os partidos passam por momentos bons e momentos ruins; nós, aqui em Barueri, vamos fortalecer a militância, baseados no orgulho que temos de nossa cidade e na região. Vamos avançar e apoiar Doria e Rodrigo Garcia”, garantindo a fidelidade da família ao PSDB.
LINS, IGOR, ELVIS…
Personalidades regionais do PSDB e de outros partidos também foram citadas no encontro com a família Furlan.
Rubinho, por exemplo, quando anunciou o plano de filiações da legenda, chegou a afirmar que o prefeito de Osasco, Rogério Lins, estava sendo convidado oficialmente naquele momento para se filiar ao partido tucano. Rogério Lins, que não estava presente ao encontro, é filiado ao Podemos e, aparentemente, não acena nenhuma eventual mudança de legenda, pelo menos até as eleições municipais de 2024. Rubinho afirmou tratar-se de um bom político regional e que seria um “ótimo quadro” para se juntar ao PSDB da região.
Depois, estimulado pela irmã Bruna, o coordenador regional fez a mesma citação, convidando o prefeito de Itapevi, Igor Soares, também filiado ao Podemos.
Colega de plenário da presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu, Bruna Furlan tratou de amenizar uma possível tensão na busca de convites por filiados ao partido da colega: “A Renata certamente nos entenderá; estamos seguindo o exemplo dela, que fortaleceu o Podemos no Brasil inteiro. Estamos atrás de bons quadros para fortalecer também o nosso PSDB”, disse.
Ainda na região, o ex-prefeito de Santana de Parnaíba por dois mandatos seguidos, Elvis Cezar; filho do ex-prefeito e atual deputado estadual Marmo Cezar; ambos do PSDB, vinham desempenhando papel de protagonismo dentro do partido, na região. Bruna e Rubinho foram questionados se a candidatura dela a deputada estadual, numa disputa direta com a possível reeleição do pai, Marmo Cezar; além de ausência de Elvis em todo esse trato regional não poderia significar um “racha” no ninho tucano da região.
Bruna afirmou que não: “Respeito todas as candidaturas que se apresentarem aqui na cidade ou na região. Respeito as candidaturas de Cezar e Ataíde [referindo-se ao também deputado estadual por Osasco, Ataide Teruel/Pode] e acho que a região tem força suficiente para eleger todos”. E continuou: “Não temos certeza, mas chegam notícias de que Elvis possa se desligar do partido e talvez até tentar uma candidatura ao governo do Estado por outra legenda. É uma pena, gostaria que todos permanecessem e se dedicassem às candidaturas do PSDB”, finalizou.
Apesar de assumir o posto de coordenador regional do partido, Rubinho afirmou não ter “tanta ligação” com a família Cezar e que, por isso, apenas observa a movimentação do pai deputado e do filho ex-prefeito.
ADEUS?
Não é a primeira vez, mas a cada encontro público que pode, o atual prefeito Rubens Furlan começa a repetir a possibilidade de que, em breve, poderá deixar a vida pública, ainda agora estimulado pela presença de seus filhos como “herdeiros” de um trabalho que desenvolve há 45 anos, desde 1977, quando iniciou seu primeiro mandato como vereador de Barueri.
Apesar disso, nos últimos anos, sempre que se aproxima algum processo eleitoral, seu nome é especulado para candidaturas de maior vulto, como ao governo do Estado ou até mesmo ao Senado da República.
Em novembro do ano passado, em meio a muita festa e, novamente, com especulações de candidaturas para este ano, Furlan lançou e assinou um livro dedicado à sua obra, intitulado “Rubens Barueri Furlan – Um legado de ousadia e amor à cidade, em 45 anos de vida pública”.
No encontro de terça-feira, no entanto, Furlan voltou a afirmar: “Tive minha juventude inteira dedicada às causas públicas. O homem tem de saber o momento de parar. Sinto que está chegando o meu momento de parar, mas com a atuação de Bruna e do Rubinho, paro tranquilo: sei que eles vão dar muito trabalho aos próximos adversários políticos”, sentenciou Furlan.