O programa Barueri Sem Papel foi concebido pela administração pública municipal da cidade com o propósito de eliminar o uso de papel, tanto entre os órgãos municipais quanto na relação da administração pública com os cidadãos. Na prática, processos administrativos, documentos e atos que tinham seus registros realizados em papel, foram digitalizados.
Neste mês de abril, o programa está completando um ano e, por conta disso, o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) da Prefeitura divulgou números alcançados com a medida, resultando não somente em economia de papel, propriamente dito. Segundo dados calculados pelo setor, foram poupados quase R$ 6 milhões aos cofres públicos. No mesmo cálculo, considera-se que, proporcionalmente, a economia também teria beneficiado o meio ambiente, com 427 árvores que deixaram de ser abatidas, além de uma economia de 21 milhões de litros de água.
De acordo com Jonatas Randal, administrador do CIT, depois de um ano, a automação de processos e documentos digitais trouxe mais eficiência, agilidade e transparência para a gestão. “Dando continuidade na nossa jornada de transformação digital, o CIT organizou um cronograma de visitas presenciais de um especialista do sistema, em todas as secretarias para que possam esclarecer dúvidas e apresentarem sugestões de melhorias no programa”, adiantou Randal.
Esse processo teve início no dia 5 de abril e 200 mil processos e documentos passaram para o formato eletrônico.
Os serviços à população também estão deixando de utilizar papel. Hoje, mais de 130 deles estão disponíveis na internet, no Portal de Atendimento da Prefeitura. Também foram feitos mais de 10 mil atendimentos on-line, pelo serviço de chat.
Entre os serviços disponíveis estão Licenciamento Ambiental, Requerimento para Comércio Ambulante, Desentupimento, Reparo e Ligação de Águas Pluviais, Agendamento de Ambulâncias, entre outros.