Início Geral PZ Cidades da região promovem ‘Dia D’ de vacinas neste final de semana

Cidades da região promovem ‘Dia D’ de vacinas neste final de semana

0
Os idosos acima de 60 anos são público-alvo da vacina contra a gripe - Foto: Pedro Godoy/Ex Libris/PMI

Idosos e crianças são público-alvo de ‘Dia D’ de vacinação contra gripe e sarampo na região, que também intensifica imunização pela Covid-19

Num esforço para vacinar o máximo possível da população-alvo, as prefeituras das principais cidades da região programaram para este sábado, 30/4, a realização do “Dia D” de imunização contra as doenças que assolam o país no momento atual. Algumas delas se empenham na vacinação contra a gripe e o sarampo e outras ainda incluem a vacina contra a Covid-19 em suas programações.
De forma geral, a vacina contra o sarampo atende a crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos e profissionais da área da saúde. Contra a gripe influenza, o público-alvo são os idosos acima dos 60 anos, também crianças abaixo dos 5 anos e profissionais da saúde. Contra a Covid-19, serão aplicadas todas as doses da vacina em adolescentes, adultos e idosos.
Outra orientação é que as vacinas da gripe e do sarampo não necessitam de intervalo entre as aplicações e podem ser administradas no mesmo dia.
Ao menos quatro prefeituras da região divulgaram as principais ações voltadas para o final de semana, que se resumem a seguir:

OSASCO: TODAS AS UBS

A Secretaria de Saúde de Osasco programou o “Dia D” com vacinação contra a gripe influenza, sarampo e Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e nos dois Centros de Atenção aos Idosos (Presidente Altino e Km 18), das 9 às 16 horas. A UBS José Sabino Ferreira, do Jardim Baronesa, está em reforma e a vacinação será transferida para a creche Rosa Broseghini (Rua Luís Gati, 161).
Os endereços das unidades podem ser acessados através do link saude.osasco.sp.gov.br.

ITAPEVI: OITO UNIDADES EM ATENDIMENTO

Em Itapevi, as unidades que atenderão a população neste sábado, 30, entre as 8 e as 17 horas são as dos bairros da Cohab, Amador Bueno, Cardoso, Rainha, Suburbano, Rosemary, Santa Cecília e Gióia. A Prefeitura, no entanto, divulga apenas a vacinação contra o sarampo e a gripe durante o “Dia D”, sem programação divulgada para a Covid-19.
Durante a semana, a vacinação contra a gripe continua das 9 às 15h30 em todas as unidades de saúde da cidade, respeitando o calendário do público-alvo liberado.

CARAPICUÍBA: DAS 8 ÀS 16 HORAS

Em Carapicuíba, cinco unidades de saúde estarão em ação neste sábado, 30, das 8 às 16 horas, em esforço de vacinação contra o sarampo, a influenza e a Cocid-19.
Os documentos necessários são RG, CPF, Cartão SUS e Cartão de Vacinação. E as unidades abertas são a USF do Ariston e as UBSs Central, Cohab V, Florispina de Carvalho (Vila Dirce) e Novo Horizonte.

JANDIRA: SÓ SARAMPO E GRIPE

Também em Jandira, o “Dia D” deve atender apenas os interessados em receber as vacinas contra a gripe e o sarampo. Não há informação sobre vacinação contra a Covid-19. A ação acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8 às 17 horas.
Durante a semana, a vacinação contra a gripe continua das 9 às 15h30 em todas as UBS da cidade, respeitando o calendário do público-alvo liberado.

Também de forma geral, em todas as cidades as gestantes e puérperas, povos indígenas, professores das redes pública e privada, pessoas com comorbidades e outros públicos devem se vacinar contra a influenza na segunda etapa da campanha que acontece a partir do dia 2 de maio.
Até o fechamento desta edição, na tarde de quinta-feira, 28, outras cidades da região não haviam divulgado sua programação para o “Dia D” de multivacinação.

AS PRINCIPAIS DOENÇAS

SARAMPO

O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa que pode causar complicações sérias como cegueira, surdez, alterações neurológicas e óbito. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração.
A única forma de evitar a doença é por meio da imunização: vacina tríplice viral (contra o sarampo, caxumba e rubéola) em crianças com 1 ano de idade e a vacina tetra viral (contra o sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade.

GRIPE

A vacina do Butantã contra a gripe (influenza) é trivalente e 100% nacional, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

COVID-19

O coronavírus (Covid-19) é uma doença infecciosa causada pelo vírus Sars-CoV-2 e viril pandemia mundial declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2020.
A maioria das pessoas que adoece em decorrência da Covid-19 apresenta sintomas leves a moderados e se recupera sem tratamento especial. No entanto, algumas desenvolvem um quadro grave e precisam de atendimento médico.
O vírus pode se espalhar pela boca ou pelo nariz de uma pessoa infectada, em pequenas partículas líquidas expelidas quando elas tossem, espirram, falam, cantam ou respiram. O tamanho dessas partículas vai de gotas respiratórias maiores até aerosois menores.
A infecção pode ocorrer caso a pessoa inale o vírus quando estiver perto de alguém que tenha Covid-19 ou toque em uma superfície contaminada e, em seguida, passe as mãos nos olhos, no nariz ou na boca. O vírus se espalha com mais facilidade em locais fechados e em multidões.
No Brasil, estão sendo administradas duas doses principais da vacina, com 3ª e 4ª doses de reforço já sendo aplicadas em parte da população.

Sair da versão mobile