Com apresentações gratuitas na segunda e terça-feira, dias 9 e 10 de maio, chega a Carapicuíba o teatro de bonecos da Cia. BuZum!, com o espetáculo “Curumim”, que faz uma homenagem às lendas indígenas e à cultura popular.
Desde fevereiro, a Cia. BuZum! já está na estrada para percorrer o país inteiro durante todo o ano de 2022, a fim de levar arte e cultura em apresentações em praças e escolas públicas por meio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e pelo Instituto CCR, no trecho da CCR ViaOeste.
O palco, agora, é fora do ônibus, em uma estrutura ampliada: a plateia assiste a cada sessão do espetáculo ou em escolas ou em praças públicas, diretamente no palco. O espetáculo “Curumim” é uma homenagem à cultura indígena, aos costumes desse povo e a relação que mantém com a fauna e flora brasileira. Segundo as crenças, tanto as plantas quanto os animais possuem os seus protetores que inspiram a todos.
“Nós escolhemos contar uma das inúmeras histórias indígenas, a ‘Origem da Mandioca’, essa raiz tão brasileira, tão presente na nossa culinária, e cultivada pela primeira vez pelos povos indígenas, porque é algo inerente à nossa cultura popular”, explica Mariane Gutierrez, diretora de Produção do BuZum!
Cada trajeto do BuZum! pode ser acompanhado pelo site www.buzum.com.br ou pelo perfil no Instagram @ProjetoBuZum. A companhia é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).
As apresentações em Carapicuíba acontecem na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Prof. Charles Francisco Pereira Meira, localizada na rua Nova Prata, 80, Cidade Ariston. As sessões ocorrem às 9h30, 10h10, 10h50, 11h30, 13h30, 14h10 e 14h40, com capacidade de 50 pessoas por sessão. A apresentação dura 20 minutos e a classificação etária é para crianças entre 3 e 11 anos de idade.