Palmeiras e Corinthians, dois dos cinco paulistas que disputam a Copa do Brasil de futebol, avançaram às oitavas de final da temporada 2022 após eliminarem, respectivamente, a Juazeirense (BA) e a Portuguesa (RJ). O Verdão bateu a equipe baiana duas vezes por 2×1 e consumou a vaga na quarta-feira, 11, quando ocorreu o jogo da volta, em Londrina (PR), por decisão dos adversários. Na mesma noite, o Timão atuou em casa e marcou 2×0 no time carioca. Duas semanas antes, o duelo terminara 1×1.
Santos e São Paulo também garantiram passagem à próxima fase na noite de quinta-feira, 12: o Peixe, que havia perdido a primeira partida para o Coritiba por 1×0, deu a volta por cima e goleou seu adversário por 3×0, ficando com a vaga. Já o Tricolor, que havia empatado em 2×2 com o Juventude, venceu dentro de casa por 2×0.
O último paulista com chances de classificação é o Bragantino, que decide com o Goiás somente no dia 31 de maio, em Bragança Paulista. No primeiro confronto, em Goiás, o time paulista venceu por 2×1.
Dos 16 clubes que se classificam para a próxima etapa da Copa do Brasil, 14 já são conhecidos: ficam faltando apenas as decisões entre Bragantino x Goiás e Brasiliense x Atlético-MG (dia 22/5, com vantagem para os mineiros que venceram o primeiro jogo por 3×0). Os 14 classificados são os seguintes: América-MG, Bahia, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Athletico-PR, Santos, São Paulo, Corinthians, Ceará, Botafogo, Atlético-GO, Palmeiras e Flamengo.