Início Geral PZ Reforço contra Covid-19 amplia público-alvo e MS prorroga vacinação da gripe e...

Reforço contra Covid-19 amplia público-alvo e MS prorroga vacinação da gripe e sarampo

0
Cobertura vacinal contra gripe e sarampo está abaixo das expectativas - Foto: Pedro Godoy/ExLibris/PMI

Dose de reforço da vacina contra Covid-19 chega a público de 50 a 59 anos e gripe e sarampo têm campanha prorrogada

Desde o final da semana passada, no sábado 4, uma nova faixa etária da população já pode receber a segunda dose de reforço (ou 4ª dose) da vacina contra a Covid-19. A recomendação do Ministério da Saúde vale para quem já tomou a primeira dose de reforço há mais de quatro meses e se baseou em duas Notas Técnicas (nº 36 e 37/2022) que consideram a necessidade de reforçar a imunização para pessoas na faixa etária de 50 a 59 anos e para os trabalhadores que estão na linha de frente dos serviços de saúde, com maior risco de contaminação. Até a semana passada, somente as pessoas acima dos 60 anos e os imunossuprimidos podiam receber a nova dose de reforço.
As vacinas da Pfizer, Janssen e Astrazeneca podem ser usadas, independentemente da dose aplicada anteriormente. Segundo o Ministério, uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, no Reino Unido mostrou que a combinação heteróloga para a dose de reforço, ou seja, de vacinas diferentes, é mais eficaz. Os resultados mostraram ainda que a dose de reforço pode aumentar em até 100 vezes a produção de anticorpos contra a Covid-19. Até agora, mais de 4,5 milhões de brasileiros tomaram a segunda dose de reforço.
No Estado de São Paulo, a quarta dose começou a ser aplicada na segunda-feira, 6, e a Secretaria de Estado da Saúde informou que estaria disponibilizando novos lotes de vacina durante a semana, conforme solicitação dos municípios e também de acordo com o envio de mais imunizantes por parte do próprio Ministério da Saúde.

PRORROGAÇÃO

Também na semana passada, devido à baixa cobertura vacinal, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar o período da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e Sarampo. Agora, os públicos prioritários da campanha podem procurar os postos de vacinação de todo Brasil até o dia 24 de junho.
A decisão foi divulgada na quinta-feira, dia 2, justamente com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais para as duas doenças.
A partir do dia 25 de junho, estados e municípios poderão ampliar a campanha contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses, enquanto durarem os estoques da vacina Influenza. O Ministério da Saúde já teria distribuído quase 80 milhões de doses para todo país.
Já a imunização contra o sarampo faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e os imunizantes estão disponíveis durante todo o ano. A campanha de vacinação começou no dia 4 de abril.
Mais de 77 milhões de brasileiros estão nos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe. Até agora, a cobertura vacinal chegou a 44%, segundo dados do Ministério da Saúde. Quem pode se vacinar contra a gripe são os idosos acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.
Já a vacina contra o sarampo se destina aos trabalhadores da saúde e às crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

NA REGIÃO

Das cidades da região, Barueri  divulgou na sexta-feira, 3, que foram aplicadas 8.968 doses contra o Sarampo, o que representa 43,5% da meta de imunizar 20.609 pessoas. Já para a vacinação contra a Influenza na cidade, no público-alvo de 68.008 pessoas foram aplicadas 38.554 doses, o que corresponde a 56,69% da meta original. A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barueri divulga o site https://portal.barueri.sp.gov.br/cidadao/saude/rede-municipal-saude para que as pessoas procurem os endereços e horários de funcionamento das unidades de saúde da cidade.
Em Itapevi, a imunização acontece em todos os 15 postos de saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. Nas unidades de saúde do Suburbano e do Vitápolis, o horário de vacinação é ampliado e as pessoas podem se vacinar até as 18 horas, sempre de segunda a sexta-feira.
Já em Osasco, a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 50 anos ou mais e profissionais de saúde a partir dos 18 anos acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e Centro de Atenção aos Idosos (CAIs). A lista de endereços e horários de funcionamento podem ser conferidos no site www.saude.osasco.sp.gov.br.
Na cidade de Jandira a imunização contra a Covid-19 encontra-se disponível em todas as UBSs, de segunda a sexta-feiras, das 9 às 16 horas. Basta comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência com documento com foto e o comprovante das outras doses da vacina.

 

Sair da versão mobile