Início Geral PZ Agentes passam a usar bodycams nas linhas de trens metropolitanos

Agentes passam a usar bodycams nas linhas de trens metropolitanos

0

Desde a quarta-feira, dia 22/6, os agentes de atendimento e segurança (AAS) da ViaMobilidade, que trabalham nas linhas 8 e 9 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) passaram a portar câmeras de segurança acopladas ao corpo, conhecidas como bodycams.
A utilização do equipamento, que registra as ações de segurança, tem por objetivo tornar mais transparente o trabalho realizado pelos AAS. Entre as orientações ao portar o equipamento está a de o agente manter a câmera sempre no modo “stand by” quando estiver em seu turno de trabalho. No momento em que ele for realizar qualquer abordagem, a câmera deve ser obrigatoriamente acionada.
Ao longo das linhas, há pontos com uma base para descarregamento das imagens gravadas, que são captadas pelo sistema, sob a coordenação do Centro de Controle Operacional (CCO), seguindo as normas de sigilo e privacidade de dados.
“A chegada das bodycams nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda mostra o alinhamento da concessionária com as novas tecnologias de apuração de ocorrências para melhor atender a população”, diz Hamilton Trindade, gerente executivo de atendimento da ViaMobilidade Linhas 8 e 9.
A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Mendes-Vila Natal a Osasco, possui 20 estações.

Sair da versão mobile