O município de Osasco foi contemplado, neste mês de junho, com um Espaço Ludoteca direcionado a crianças e adolescentes vítimas de algum tipo de violência. A implantação do espaço é fruto de uma parceria do Grupo Sabin, através de seu Instituto Sabin, com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco; cujo ambiente foi projetado dentro do Centro de Apoio Psicossocial Infantil da cidade, o Caps Liliane Alves Dias, localizado na região central.
A unidade é a 116ª entregue pelo Instituto Sabin em todo o país, desde a criação do projeto, em 2008. “Há 14 anos, quando lançamos o primeiro espaço Ludoteca, no Distrito Federal, tínhamos um contexto social diferente do atual. A sociedade mudou, mas, infelizmente, os números mostram que a violência contra crianças e adolescentes ainda é um problema social grave e urgente. É fundamental que organizações públicas e privadas se unam para colocar de pé projetos que proporcionem o ambiente adequado e também capacitação para os profissionais que trabalham no acolhimento das crianças”, afirma o gerente-executivo do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso.
No espaço estão distribuídos conteúdos e materiais pedagógicos como brinquedos, jogos, livros e recursos lúdicos. Também há privacidade adequada para a escuta, oitiva ou acompanhamento terapêutico de crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência.
Sem fins lucrativos, o Instituto Sabin foi criado em 2005 e é responsável pela gestão do investimento social privado do Grupo Sabin. Com sede em Brasília e atuação em 12 estados, além do DF, o instituto tem a missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade nas comunidades onde o grupo atua, fomentando a inovação social.