Novo Cras do Jaguari possui cozinha-escola e espaço para cursos e atividades socioeducativas
Há duas semanas, na sexta-feira, dia 15 de julho, a Prefeitura de Santana de Parnaíba inaugurou uma nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), serviço público que oferece proteção social básica e assistência social com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.
O Cras atende pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e precisam acessar os direitos, se inscrever ou atualizar o cadastro único, acessar eventuais benefícios, se capacitar para gerar renda ou inserção no mercado de trabalho, atividades socioeducativas e fortalecimento de vínculos. Além disso, também são realizados programas de escuta e acolhimento, encaminhamentos a outras políticas públicas para que os munícipes tenham acesso aos direitos, tais como: educação, saúde, segurança alimentar e benefícios sociais. Auxílio Brasil, Carteira do Idoso, ID Jovem, por exemplo, são outros serviços acessados por meio do Cadastro Único do Governo Federal para Programas Sociais – CadÚnico. As unidades de assistência social também oferecem cursos de capacitação profissional para os munícipes que desejam empreender, se qualificar para gerar renda ou se reinserir no mercado de trabalho.
A unidade inaugurada está instalada na rua Delta, 185, bairro do Jaguari, e possui uma cozinha-escola para cursos na área de gastronomia, uma sala equipada para realizar cursos nas áreas de informática, vendas, beleza, empreendedorismo, educação financeira, entre outros. O Cras Jaguari deve também atender a moradores dos bairros Clementino, Parque Sinai e arredores, mas a administração municipal não divulgou qual a capacidade ou a expectativa do número de atendimentos no local.
Segundo a Prefeitura de Santana de Parnaíba, com a nova unidade, a cidade passa a contar com cinco Cras, além de outros três Núcleos de Assistência Social (Nas), que ficam no Jardim Itapoã, Colinas da Anhanguera e Cururuquara.