A Prefeitura de Itapevi e a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab) firmaram novo acordo no início desta semana para a transferência de imóveis que deixam de fazer parte do rol de propriedade da companhia para integrar o patrimônio da municipalidade. Na segunda-feira, 25/7, o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos) assinou termo nesse sentido com o presidente da Cohab, Alexsandro Peixe Campos, transferindo 43 imóveis que, juntando-se com idêntico procedimento realizado no dia 29 de junho, soma 271 imóveis doados pela Cohab.
Segundo a Prefeitura, esses imóveis somam um patrimônio aproximado de mais de R$ 60 milhões, que já são ou serão utilizados por equipamentos públicos. Como contrapartida, a administração municipal ficará responsável pela regularização de 4.800 registros imobiliários de apartamentos, casas e lotes vendidos pela Cohab, no município, desde a década de 1980.
A partir desse processo, os moradores da Cohab terão as matrículas individualizadas dos imóveis que adquiriram e poderão registrar suas escrituras ou compromissos de compra e venda.
Através de material divulgado à imprensa da região, a Prefeitura solicita “calma” aos moradores, pois em breve estará promovendo mutirões para agilizar e resolver a questão burocrática e de documentação dos adquirentes das unidades habitacionais ou de quem os sucedeu. Apesar disso, a administração ainda não divulgou datas ou mesmo forneceu prazos para que isso ocorra.