O calendário estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições gerais de outubro deste ano prevê, neste momento do ano, a realização das convenções partidárias que definem oficialmente os candidatos de cada legenda. O prazo para a realização das convenções foi iniciado no dia 20 de julho e se encerra nesta sexta-feira, dia 5 de agosto. Depois disso, ocorre todo o processo para registro das candidaturas e a campanha, propriamente dita, começa no dia 16 de agosto.
Na primeira semana de convenções, entre 20 e 27 de julho, 13 partidos dentro do Estado de São Paulo haviam cumprido suas convenções e definido os candidatos a deputado estadual e federal. A eleição de outubro também apresentará candidaturas à Presidência da República, ao Senado e a governador do Estado.
Em sua edição da semana passada (Ed. nº 1555, de 29/7/2022), o jornal Página Zero fez um rápido balanço das candidaturas a deputados estaduais e federais oriundos da região Oeste, dentro dos municípios por onde circula: Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus. Naquela semana, o jornal havia identificado 27 candidatos formalizados por suas convenções, mas a lista já havia aumentado para 29, com a inclusão de dois nomes (ver correção adiante neste texto). Na última semana, até o dia 30 de julho, outros 17 partidos também realizaram suas convenções, totalizando até agora 30 legendas com suas candidaturas formalizadas. Ao todo, o TSE soma 32 partidos registrados, faltando apenas dois deles, portanto, para confirmar suas convenções no Estado de São Paulo: esses partidos são o PDT, cuja convenção estava marcada para a tarde de quinta-feira, dia 4/8, quando esta edição era fechada; e o PRTB, cuja convenção acontece nesta sexta-feira, 5 de agosto.
Os possíveis candidatos da região dessas duas legendas serão apontados em nova matéria deste Página Zero na próxima semana.
NOVOS NOMES
Dos oito novos nomes que surgem nessa lista regional, o PSDB é o que mais contribui com candidaturas, quatro no total, sendo duas a deputados federais e duas a estaduais. O grande destaque da região está justamente nessa lista tucana, com a candidatura da atual deputada federal Bruna Furlan que, depois de três mandatos na Câmara dos Deputados em Brasília, optou por tentar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Bruna argumenta que prefere manter-se mais próxima da cidade na busca de recursos, mas junta a isso o fato de ter virado mãe recentemente, opção que a mantém mais próxima também da família. Na lista do PSDB da região, ainda aparece outra candidatura a deputado estadual do ex-vereador de Carapicuíba, Dr. Vong; e dos candidatos a deputado federal Dr. André Sacco (Osasco) e Dr. João Naves Netto (Carapicuíba).
Outro destaque cabe à candidatura do ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Osasco, Dr. Lindoso, que tentará uma cadeira de deputado federal pelo PSC. Lindoso já foi uma das principais lideranças políticas da cidade, chegando a candidatar-se ao cargo de prefeito e ficando na segunda colocação em 2020. Tenta retomar esse prestígio com a eleição à Câmara dos Deputados.
O Republicanos coloca dois candidatos da região em sua lista, o atual vereador osasquense Ralfi Silva e o empresário carapicuibano Vasquinho Gama, ambos candidatos a deputado estadual; e o Agir encerra a lista desta semana com a apresentação do ex-vereador de Barueri, Saulo Góes, candidato a deputado federal.
CORREÇÃO
Na lista apresentada pelo Página Zero na semana passada, ficaram faltando os nomes de Marcelo da Silva, o Marcelão, ex-secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de Osasco, candidato a deputado federal; e de Rogério Santos, atual vereador de Osasco, candidato a deputado estadual, ambos pelo MDB. Os nomes dos dois candidatos já estão incluídos na lista atualizada que segue esta matéria.
O jornal Página Zero esclarece que a pesquisa de candidatos da região tem elevada apuração de critérios, mas não está imune a erros, pois o trabalho junto às atas registradas no TSE baseia-se em nomes que não são apresentados por cidade ou região. Assim, se até a próxima semana, quando a lista final da região deverá ser republicada, algum candidato ou candidata sentir-se prejudicado com a não citação de seu nome, que o contato para correção possa ser feito pelo e-mail redator@paginazero.com.br, ou pelo telefone (11) 3683-4767 ou ainda pelo WhatsApp (11) 9 4445-6422 (somente mensagens).
VAGAS
Apesar de quase todos os partidos terem apresentado suas atas de convenções no TSE, o Tribunal, no entanto, tem ainda os próximos dias para totalizar o número de candidatos de todo o país para todos os cargos colocados em disputa na eleição cujo primeiro turno acontece em 2 de outubro de 2022.
A Câmara dos Deputados, em Brasília, elege de quatro em quatro anos 513 deputados federais, sendo que 70 vagas desse universo são destinadas a candidatos do Estado de São Paulo.
Na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp) são 94 as vagas a deputado estadual.