Encerrado no último dia 5 de agosto o prazo legal para que cada partido político realizasse sua convenção a fim de definir coligações e escolher candidatos, a campanha propriamente dita – e oficial – tem data marcada para acontecer. Segundo o calendário eleitoral supervisionado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cada candidato ao pleito de outubro deste ano pode começar a pedir votos a partir de terça-feira, dia 16 de agosto. A partir dessa data, fica liberada a propaganda eleitoral, inclusive na internet; a utilização de sistema de som e alto-falantes; a realização de comícios; a distribuição de material gráfico; a realização de caminhadas, carreatas ou passeatas; e a propaganda paga de anúncios em jornais e revistas impressas.
A eleição deste ano, prevista para 2 de outubro, irá eleger o presidente da República, senadores, governadores, deputados federais, estaduais e distritais (neste caso, de Brasília).
NOMES DA REGIÃO
Com o encerramento do período de convenções partidárias, o jornal Página zero atualiza mais uma vez sua lista de candidaturas oriundas da região Oeste da Grande São Paulo, englobando as cidades de Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.
Ao encerramento do prazo estipulado pelo TSE, em 5 de agosto, apenas uma grande legenda partidária, o PDT, ainda faltava oficializar sua lista de candidatos e, com ela, veio a confirmação do único representante da região candidato ao governo do Estado de São Paulo.
Trata-se do ex-prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, que se transforma assim no segundo representante regional a tentar o principal cargo de governança do Estado. O primeiro foi o ex-prefeito de Osasco, Francisco Rossi, quando chegou ao segundo turno e foi derrotado por Mário Covas, em 1994; e que depois repetiu a dose sem o mesmo sucesso na eleição seguinte, em 1998.
Elvis, além de tentar o cargo de governador, envolveu também boa parte da família na disputa deste ano: pelo seu partido, o pai, Cezar, atual deputado estadual tentará a reeleição; e o irmão, Wesley Cezar, é candidato a deputado federal.
De forma geral, o setor de pesquisa do jornal Página zero conseguiu identificar 45 nomes de candidatos oriundos da região aos cargos de deputado federal e deputado estadual. Apesar disso, as atas dos partidos continuam sendo cadastradas pelo TSE e esse número ainda pode ser alterado. O próprio calendário do TSE define a segunda-feira, 15 de agosto, como último dia para que os partidos, as federações e coligações requeiram o registro de seus candidatos.
Por essa razão, o trabalho de pesquisa do Página Zero, feito apenas pelos nomes dos listados nas atas, não está imune a erros e pode ainda ser completado, com a republicação da lista abaixo. Se algum candidato ou candidata sentir-se prejudicado com a não citação de seu nome, pode fazer contato para correção com a Redação do jornal pelo e-mail redator@paginazero.com.br, ou pelo telefone (11) 3683-4767 ou ainda pelo WhatsApp (11) 9 4445-6422 (somente mensagens).
A Câmara dos Deputados, em Brasília, elege de quatro em quatro anos 513 deputados federais, sendo que 70 vagas desse universo são destinadas a candidatos do Estado de São Paulo.
Na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp) são 94 as vagas a deputado estadual.
RELAÇÃO DOS CANDIDATOS A DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS ORIUNDOS DA REGIÃO OESTE