Início Política Regional Dr. Gaspar considera ter adquirido experiência suficiente para novo mandato de deputado...

Dr. Gaspar considera ter adquirido experiência suficiente para novo mandato de deputado estadual

0
Dr. Gaspar: “É o contato com a população que vai nos motivando a atuar em diversas áreas” - Foto: Marco Infante

O médico Carlos José Gaspar, conhecido simplesmente por Dr. Gaspar, atua na área da medicina há 40 anos como angeologista (vascular), dermatologista, clínico geral e feridólogo (tratamento de feridas). Fez sua história de atendimento a pacientes de Osasco e toda a região com consultório inicialmente localizado na Vila dos Remédios e atualmente no Centro da cidade. Segundo seus cálculos, desde 1981, quando formou-se em Medicina na Universidade de São Paulo (USP), já teria tendido a mais de 200 mil pessoas.
Além desse currículo profissional, Dr. Gaspar também tem largo histórico na política já que, aproveitando o grau de conhecimento junto à comunidade e sempre com o propósito de defender a bandeira da saúde, candidatou-se e saiu-se vencedor na eleição para vereador em 1988, cumprindo seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Osasco de 1989 a 1992. Reeleito no mandato seguinte (1993 a 1996), Dr. Gaspar chegou ao auge da carreira política quando, em 1997, foi galgado ao cargo de vice-prefeito de Osasco na administração do então prefeito Silas Bortolosso. Antes de completar o mandato, chegou a ser suplente de deputado estadual e assumiu formalmente o posto na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp) por um período curto de quase dois anos, entre 2001 e 2003.
Comprovando o bom momento político de sua carreira, voltou ainda a cumprir outros dois mandatos como vereador, entre 2005 e 2008, reeleito mais uma vez para o período entre 2009 e 2012.
Com quatro mandatos de vereador, um de vice-prefeito e um – mesmo que incompleto – de deputado estadual, Dr. Gaspar avalia ter experiência suficiente para cumprir um novo ciclo político, novamente como deputado estadual, cargo para o qual se candidatou na eleição deste ano pelo União Brasil.
Para apresentar um pouco desse currículo e suas propostas caso seja eleito, ele visitou a Redação do jornal Página Zero na segunda-feira, dia 22/8, onde concedeu entrevista.

‘DESPERDÍCIO’ DE MANDATO

Em primeira análise, Dr. Gaspar avalia que sua chegada à Alesp, para um curto período como deputado estadual, acabou se tornando um “desperdício” do mandato devido o que ele mesmo identifica como “inexperiência política”, à época. “Acredito que isso ocorra com todos em seus primeiros mandatos eletivos, pode ser a vereador ou a deputado. Por não saber exatamente de suas atribuições, você pode ter até 50% do mandato desperdiçado procurando fazer as coisas, sempre se subordinando àqueles que já são experientes e estão nos cargos similares há mais tempo. Você não estudou, não teve um curso preparatório para ocupar o posto e acho que isso deveria existir”, avalia o candidato. Ele completa: “Sabendo que preciso ir atrás de recursos através das emendas parlamentares, necessito antes apresentar projetos para isso, que podem demorar vários meses ou até anos para serem avaliados e aprovados; ou seja, sem tempo e sem experiência, você não consegue praticamente nada num primeiro mandato. Por isso, agora sabendo dos caminhos, me sinto preparado para cumprir esse novo mandato como deputado estadual. Não vou ficar procurando a porta da sala para entrar, já sei onde é”, enfatiza e também alerta: “Aqueles que estão tentando entrar na política com primeiros mandatos certamente enfrentarão o mesmo problema”.

EMENDAS E RECURSOS

Gaspar avalia que são as emendas como deputado que podem gerar muitos recursos para as cidades da região. “Vou procurar todos os prefeitos da região e saber das principais carências de cada um. Sei que muitas de suas obras e ações só andam com investimentos e dinheiro e é isso que vou procurar na Assembleia Legislativa para cada uma de nossas cidades”, diz. Ele cita Osasco como exemplo: “Sei que Osasco tem uma carência enorme na área da Saúde, com certeza por falta de recursos. Quero suprir essa carência por meio das emendas, com recursos para o Hospital da Criança; para a maternidade, para revitalizar o Hospital Municipal; para as UBS e tantos outros”.
Gaspar também lembra que ele próprio é uma pessoa com deficiência sensorial, visual, e que, por isso, deve dar atenção especial às pessoas com deficiências, mas defenderá outras “bandeiras” caso eleito: “Sempre defendi, por exemplo, a bandeira em defesa dos animais; particularmente, sou cuidador de 40 vira-latas e, por isso, sou um legislador, protetor e cuidador de animais. Agora é óbvio que é o contato com a população que vai nos motivando a atuar em diversas áreas, como a habitacional, a mobilidade urbana; enfim, vamos ajudar o prefeito e a população com recursos para o que for necessário”, cita.

ELEGIBILIDADE

Mesmo depois de tantos mandatos e história política que se estende por mais de 30 anos, Dr. Gaspar ainda tentou em outras oportunidades candidaturas como deputado federal (em 2010 e 2018) ou mesmo a deputado estadual (2006) e chegou até a apresentar candidatura ao cargo de prefeito na eleição de 2020. Em algumas dessas candidaturas, ele enfrentou problemas na Justiça Eleitoral, chegando a ter de desistir de algumas delas.
Questionado se há alguma irregularidade em relação às suas candidaturas e se isso pode interferir na eleição atual, Dr. Gaspar explicou que se tratava de uma questão ainda da década de 1990. “Como secretário da Saúde da cidade, assinei um documento autorizando a compra de medicamentos. Lá na frente, outros setores foram interpelados judicialmente como autores de compras fraudulentas e isso acabou voltando para mim pelo simples fato de ter assinado o documento. Enquanto alguns foram tratados de forma dolosa, minha participação foi tratada de forma culposa, sem intenção alguma do cometimento de algum crime. Na Justiça Eleitoral, no entanto, me tornaram inelegível por três anos e isso, graças a Deus, com mais experiência e a ajuda de advogados competentes, conseguimos resolver na Justiça Eleitoral e esse período já passou. Hoje estou completamente limpo, sem restrições e em condições de elegibilidade para qualquer cargo”, assevera.
Sobre a última candidatura a prefeito, em 2020, Gaspar ainda relembra: “Teve gente fazendo muita força para que eu não viabilizasse minha candidatura a prefeito. Cheguei a ser demitido de um posto de atendimento que fazia no bairro do Jaguaribe. Isso tudo comprova que minha atuação política na cidade ainda é muito presente e que incomoda muita gente”.
Gaspar não esconde, por exemplo, que em caso de conseguir a eleição a deputado estadual neste ano, pensa seriamente em voltar a pleitear o cargo de prefeito em 2024.

OBRAS PELA CIDADE

Em meio aos diversos mandatos cumpridos e às candidaturas vencedoras ou não, Dr. Gaspar orgulha-se de ter desempenhado diversos outros cargos executivos, como secretário de Saúde ou presidente do Instituto de Previdência de Osasco, sempre ao lado de ex-prefeitos como Celso Giglio, Silas Bortolosso e Jorge Lapas. Na Câmara Municipal de Osasco, afirma ter deixado seu “DNA” como legado a outros parlamentares que por lá passaram ou ainda atuam atualmente. “Meu DNA de vereador, meu perfil de atuação na Câmara esteve lá com minha esposa, com minha filha, ex-assessores que se elegeram e tantos outros que seguem meu formato de vereança ainda hoje na Câmara Municipal”, diz.
Para a população, Dr. Gaspar usa o argumento de que, como ex-vereador e ex-secretário de diversas pastas, ajudou a levantar obras pela cidade. “Todas as obras, de 1989 a 2016, têm a participação do Dr. Gaspar; eu e o Celso Giglio construímos o hospital, a maternidade; eu e o Lapas fizemos as UPAs; eu e o Silas fizemos o Velório Municipal; a biblioteca e o teatro, novamente com o Celso [Giglio]. Hoje, com certeza, não tem mais a minha placa lá, mas a população sabe que essas obras foram levantadas com o nosso esforço”. E finaliza: “Estou voltando porque me sinto revigorado, com vontade; e por isso me coloco na mão dessa população que me conhece, e conhece meu trabalho. Se eleito deputado, serei, sim, um soldado para a cidade de Osasco e região”, encerrou.

 

Sair da versão mobile