Início Cidades Nova via servirá como opção de ligação entre o Jardim Califórnia e...

Nova via servirá como opção de ligação entre o Jardim Califórnia e o Centro de Barueri

0
Foto: Lourivaldo Fio/Secom

Via com 1km de extensão permitirá novo acesso pela Vila Ceres com destino ao Centro de Barueri

A Secretaria de Obras da Prefeitura de Barueri vem intensificando suas ações para a criação de uma nova via de ligação entre ruas e avenidas na região do Jardim Califórnia, com o propósito de melhorar as condições de mobilidade de moradores e usuários que se deslocam pelo local.
Desta vez, a iniciativa visa criar uma nova avenida ligando a rua Leonardo Vitoldo Andreassi com a rua Galeão, na Vila Ceres, permitindo o acesso mais rápido ao Centro da cidade para quem utiliza a estrada Dr. Cícero Borges de Morais, também conhecida como estrada dos Altos. O novo trecho viário terá um quilômetro de extensão, com 14 metros de largura, quatro faixas de rolamento e dois metros de calçadas de cada lado.
De acordo com a administração municipal, dentro do cronograma de obras já foi construído um muro de arrimo e outros serviços até o Conjunto Habitacional da Prefeitura, localizado na própria rua Leonardo Vitoldo Andreassi. Depois do residencial, há um desmonte da maior concentração de rochas, envolvendo ainda a execução de outros muros de contenção. Ao todo, o projeto compreende serviços como: limpeza de mato, escavação no entorno de rochas, aterro, guias, sarjetas, preparo para pavimentação asfáltica da via e sinalizações horizontal e vertical.
Para o vice-prefeito e secretário de Obras de Barueri, Beto Piteri, o projeto de implantação da via está recebendo atenção especial da Prefeitura. “É mais uma obra para modernizar o trânsito e abrir o sistema viário da região. Ocorrendo tudo bem, essa avenida já estará funcionando no ano que vem, como nova alternativa para facilitar o acesso ao bairro e servir de saída para o Centro de Barueri, Castello Branco e outros lugares”, explicou.
Depois de implantado, o novo trajeto pretende reduzir o tempo de viagem, sem que o motorista precise fazer o atual caminho, que é o de entrar ou sair pela estrada dos Romeiros e avenida Capitão Francisco Cezar (na Cruz Preta e Engenho Novo) ou ainda pela avenida Lourenço Zácaro e ruas Santo Antônio de Pádua, Maria Eliza e Maria Lúcia (no bairro dos Altos).
Segundo cálculos divulgados pela Prefeitura, 40% dos serviços globais já teriam sido executados, podendo se alongar um pouco além do previsto devido à existência de rochas aparentes e enterradas em todo o trecho. A previsão da Secretaria de Obras é liberar a nova via a partir de fevereiro de 2023.

A existência de rochas por todo o trajeto pode alongar o prazo previsto para conclusão da obra – Foto: Lourivaldo Fio/Secom

Sair da versão mobile