Antes de confirmar seu licenciamento do posto de vereador e presidente da Câmara Municipal de Osasco na semana passada, com o propósito de dedicar-se exclusivamente à campanha a deputado federal, Ribamar Silva (PSD) apresentou um Projeto de Lei (PL) pelo qual tenta determinar a obrigatoriedade em hospitais e maternidades públicas e privadas de Osasco, à orientação e treinamento de primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho, asfixia e prevenção de morte súbita em recém-nascidos.
“Parece ser um detalhe simples, mas essas orientações salvam vidas. É muito comum os hospitais receberem casos de bebês engasgados. Com esse treinamento, os pais poderão fazer os primeiros socorros antes mesmo da emergência chegar ao local”, explica Ribamar.
A propositura prevê ainda que as orientações sejam ministradas pelos enfermeiros antes da alta do recém-nascido e que os pais participem da capacitação oferecida pelo hospital. Também caberia à unidade de saúde informar os pais sobre a existência e disponibilidade do treinamento desde o momento que entram no hospital.
O PL tramita pelas comissões permanentes da Casa de Leis e deverá entrar para votação em plenário nos próximos dias.