Início Política Regional Deputados estaduais

Deputados estaduais

0
Assembleia Legislativa de SP tem 94 cadeiras disponíveis - Foto: Alesp

Ao contrário do poder federal, o Poder Legislativo estadual se organiza em apenas uma câmara. É a chamada Assembleia Legislativa. No caso dos estados, não existe a necessidade de uma segunda casa legislativa, como ocorre com o Senado e a Câmara dos Deputados, no âmbito federal.
Os representantes do Legislativo estadual são chamados de deputados estaduais e, assim como os federais, são eleitos de quatro em quatro anos, junto com as eleições para presidente e governador, como é o caso agora, em 2022.
No Brasil inteiro, considerando-se os 26 estados, há um total de 1035 deputados estaduais. No caso de Brasília, por ser considerada o Distrito Federal, os deputados recebem o nome de deputados distritais, mas têm praticamente a mesma função. Neste caso, são mais 24 vagas, o que dá um total de 1.059 deputados em todo o país.
As funções de um deputado estadual são praticamente as básicas do Poder Legislativo em qualquer nível da Federação: representar o povo, legislar criando, modificando ou extinguindo leis e fiscalizar o Poder Executivo e o uso dos recursos públicos. Os deputados estaduais possuem rotina de trabalho bem semelhante à dos deputados federais. A única diferença é que o horizonte dos deputados estaduais é mais estreito que o dos federais: enquanto estes cuidam principalmente de projetos que vão impactar a vida de toda a nação, aqueles cuidam de problemas regionais e locais, específicos dos estados onde vivem.
No Estado de São Paulo existem 94 cadeiras na Assembleia Legislativa. Para a eleição deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 2.059 candidaturas, o que dá uma média de 21,9 candidatos por vaga disponível.
Na hora da votação, o cargo de deputado estadual será o segundo a aparecer na urna eletrônica. O eleitor deverá digitar cinco algarismos para definir seu candidato e seguir adiante para os demais cargos. Exemplo: 0 0 0 0 0 (cinco dígitos).
Para aqueles que desejam consultar os candidatos do Estado de São Paulo, o TSE disponibiliza o site https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/municipios/2022/2040602022/SP/cargos.
O atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) é o deputado Carlão Pignatari (PSDB).

Para deputado estadual, o eleitor deverá digitar cinco números – Arte/TSE

Sair da versão mobile