Haverá quem discorde, mas ao final da apuração dos votos contabilizados no 1º turno da eleição, domingo, dia 2 de outubro, a região Oeste da Grande São Paulo pode lamentar o fato de não haver elegido um número maior de deputados federais; mas certamente deverá contabilizar que, ao menos, manteve a mesma bancada de dois parlamentares também conduzidos à Câmara Federal no pleito de 2018.
Mas onde mora a possível discordância? Justamente nos nomes dos dois eleitos: a já deputada federal e presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, reeleita com 180,2 mil votos; e o cantor, radialista e evangelizador Fábio Teruel, do MDB, que em sua primeira incursão na política obteve 235,1 mil votos.
Renata Abreu não tem endereço em nenhuma das sete cidades da região Oeste, está estabelecida oficialmente na Capital paulista; mas é filha do empresário José de Abreu, que fez história em Osasco como empresário e político (ele faleceu em junho deste ano). Mais do que isso, Renata, que cumpre atualmente seu segundo mandato como deputada federal, elegeu primeiramente Osasco e, depois, toda a região, para intensificar sua atuação. Por isso, é considerada candidata da região e garante que continuará lutando por recursos em seu novo mandato. Na eleição de 2014 ela obteve 86.647 votos, foi reeleita em 2018 com 161.239 votos e, agora, conquista sua maior vitória, com 180.247 votos. Só em Osasco, cidade pela qual manifesta carinho, teve 17 mil votos e foi a 4ª mais bem votada na cidade. Mas sua relação com a região não para por aí: em Itapevi, foi a mais bem votada (30,7 mil votos) e ficou na 2ª posição em Carapicuíba (8,1 mil votos) – ver quadros.
PRIMEIRA EXPERIÊNCIA
Quanto a Fábio Teruel, a situação se inverte: ele tem endereço oficial de campanha em Osasco, mas mantém seu trabalho de evangelizador e cantor principalmente pelo trabalho em uma rádio da Capital. Seu pai, o atual deputado estadual Ataide Teruel (Podemos); esse sim, tem história como empresário e radialista na cidade, onde se fez presente durante seus últimos quatro anos de mandato. Ataide não foi reeleito (ver matéria nesta edição).
Fábio Teruel, pode-se dizer, repercutiu sua campanha e o resultado dela em função do trabalho radiofônico e dos inúmeros shows artísticos que promove cotidianamente. Já os promoveu também por diversas cidades da região e até chegou a insinuar uma candidatura à Prefeitura de Barueri há alguns anos. Quer dizer: apesar de praticamente não ter andado pelas ruas dessas cidades durante a campanha, pode ser, sim, considerado um político da região. Esteve entre os dez deputados federais mais bem votados nas cidades de Carapicuíba, Itapevi e Osasco (ver quadros).
Resta apenas saber se cumprirá seu mandato de modo regional a partir do próximo ano.
Até o final deste ano a região ainda mantém a representatividade da deputada federal por Barueri, Bruna Furlan, do PSDB. Na Câmara dos Deputados, ela cumpre seu terceiro mandato consecutivo mas optou neste ano em se candidatar a deputada estadual, objetivo pelo qual obteve êxito (ver matéria nesta edição). Juntamente com Renata Abreu, que permanecerá no cargo, Bruna era a segunda representante da região eleita em 2018, que agora cederá espaço para Fábio Teruel.
A relação com os 70 deputados eleitos pelo Estado de São Paulo pode ser conferida no quadro abaixo. Já a lista completa de todos os candidatos a deputado federal pelo Brasil, eleitos ou não, pode ser conferida no site do TSE: https://resultados.tse.jus.br/oficial/app/index.html#/eleicao;e=e544;uf=sp;ufbu=sp/resultados/cargo/6.