Início Geral PZ Casa da Mulher Brasileira funciona 24 horas e já fez mais de...

Casa da Mulher Brasileira funciona 24 horas e já fez mais de 92 mil atendimentos em SP

0
Espaço acolhe e faz atendimento psicossocial - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Numa iniciativa liderada pelo governo federal e executada por meio de parceria com gestores públicos locais, a Casa da Mulher Brasileira reúne, em um mesmo espaço, diversos serviços especializados com o objetivo de apoiar mulheres vítimas de violência de todas as formas, onde são acolhidas, passam por triagem e atendimento psicossocial.
Em São Paulo, a Casa da Mulher Brasileira foi inaugurada em 2019 e está estabelecida na rua Vieira Ravasco, 26, no bairro do Cambuci, na Capital, atendendo 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive em finais de semana e feriados. A unidade paulistana é a quinta implantada pelo programa no país e, segundo seus organizadores, já teria atendido, desde sua inauguração, 92.464 mulheres. No local, também são oferecidos serviços de saúde, alojamentos temporários e atendimentos da Delegacia de Defesa da Mulher, do Tribunal de Justiça de São Paulo, da Guarda Civil Metropolitana, da Defensoria Pública e do Ministério Público.
As outras unidades estão instaladas em Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Boa Vista (RR). Depois de São Paulo, outras duas já foram implantadas também em São Luís (MA) e Brasília (DF).

COMO DENUNCIAR

Além do atendimento presencial na Casa da Mulher Brasileira, as denúncias de violência contra a mulher também podem ser feitas, de forma anônima, por outros canais do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, como o Ligue 180. Durante o atendimento, a mulher recebe informações sobre a rede de atendimento e orientações sobre direitos e legislação vigente.
O canal pode ser acionado por meio de ligação gratuita. Também existe canal para denúncias no Telegram (digitar na busca “Direitoshumanosbrasil”) e WhatsApp (61-99656-5008). O atendimento está disponível 24 horas por dia, inclusive nos sábados, domingos e feriados.

Sair da versão mobile