Restauração procura manter aspectos originais do casarão que sedia o Museu Municipal de Barueri
A Prefeitura de Barueri anunciou na semana passada que promoverá uma reforma e a restauração do casarão histórico da cidade onde hoje funciona o Museu Municipal. A edificação localizada no Jardim Belval tem mais de 100 anos, segundo a administração municipal, e é o símbolo da memória do desenvolvimento urbano, social, econômico e cultural de Barueri.
Um dos poucos museus exemplares da arquitetura do século XX, o Museu Municipal, instalado no antigo “casarão” do então Belo Vale (atual Jardim Belval), terá intervenções como restauração de pisos, portas e caixilhos, ferragens e soleiras em madeira. O Museu fica na avenida Henrique Gonçalves Baptista, 359.
A restauração está sob a coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e será executada com a supervisão da Secretaria de Obras. O projeto prevê restaurar também tijolinhos (alvenarias), substituir telhado de barro, construir um elevador interno para melhor acessibilidade, e realizar pintura de compartimentos do prédio. A restauração tem como princípio manter os aspectos originais da construção.
O Museu Municipal tem dois pisos, recepção e administração. Possui um acervo fixo e todas as salas para exposições, com espaços para apresentações musicais, de dança, sessões de cinema, feiras, encontros artísticos, palestras e outras ações culturais.
HISTÓRIA
O casarão foi construído em 1920 na área onde era uma fazenda de Teófilo Maciel. O prédio foi comprado pela Prefeitura de Barueri em 1992 e transformado em Biblioteca Municipal, sem alterar as suas características originais.
Em março de 2000 foi assinado o decreto nº 4.580, que transformou o local em Museu e Arquivo Municipal. Em 2009, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Barueri (Comphic) pediu e foi aprovado o tombamento do imóvel, através do Decreto nº 6.626.
Hoje o Museu Municipal tem um acervo que conta a história de Barueri, a origem da cidade com o aldeamento jesuíta ainda no século XVI, passando pela organização e estruturação do povoado, até a emancipação político-administrativa, ocorrida em 26 de março de 1949, além do rápido processo de urbanização e crescimento a partir dos anos 1970.
Durante o período de obras, o acervo do Museu Municipal e atendimento estarão disponíveis ao público na Biblioteca Municipal Eny Cordeiro, na avenida Ricardo Peagno, 78, também no Jardim Belval (ao lado do Museu), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, telefone 4163-5913. Para mais informações, o cidadão poderá acessar a página no Facebook do Museu ou enviar e-mail para: museu.adm1@barueri.sp.gov.br.
A Prefeitura não informou qual a previsão de tempo para conclusão das obras no local.