A Prefeitura de Itapevi divulgou que, a partir da próxima semana, os proprietários de imóveis na cidade começarão a receber os carnês para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023. De acordo com a administração municipal, o contribuinte de Itapevi terá um desconto de 10% para o pagamento em até 2 vezes, sendo que a primeira parcela vence no dia 13 de fevereiro, enquanto o segundo vencimento acontece em 13 de março.
Ao optar pelo desconto, o contribuinte deve ser pagar as vias azuis do carnê; porém também é possível quitar o imposto em 10 parcelas, sem desconto, com o primeiro vencimento em 15 de março, por meio do pagamento mensal das vias brancas do talão. A última parcela vence no dia 15 de dezembro.
De acordo com números da Prefeitura, em 2023 o IPTU será cobrado de 50.902 imóveis, com arrecadação prevista de cerca de R$ 63 milhões. O reajuste do valor em relação ao ano passado será de 6,47% seguindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de outubro de 2021 a novembro de 2022. Os dados são da Secretaria da Fazenda e Patrimônio do município.
SEGUNDA VIA
Caso o contribuinte tenha dificuldade no recebimento do carnê, pode obter a segunda via do imposto é preciso acessar o site da Prefeitura (www.itapevi.sp.gov.br), na sequência as abas ‘Cidadão’, ‘IPTU, Taxas e Certidões’, e ‘2ª Via Carnê, onde deve preencher o campo ‘IPTU’ com número de inscrição do imóvel, CNPJ ou CPF do proprietário, compromissário ou posseiro, para em seguida selecionar o campo ‘Exercício de 2023’.
Se o carnê não tiver o número do CPF do contribuinte, isso significa que o cadastro deve estar desatualizado. Para regularizá-lo, é preciso entrar em contato com a Secretaria da Fazenda e Patrimônio de Itapevi pelo telefone 4143-8090 ou e-mail sec.receita.cimob@itapevi.sp.gov.br.