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Ganha Tempo de Barueri completa 18 anos e supera marca de 16 milhões de atendimentos

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Foto: Arquivo/Secom

Balanço aponta que, em 18 de anos de funcionamento, Ganha Tempo realizou mais de 16,2 milhões de atendimentos em Barueri

No último mês de janeiro, o posto do Ganha Tempo de Barueri comemorou oficialmente seus 18 anos de funcionamento. Para registrar a data, a Prefeitura local, que administra o órgão responsável pelo fornecimento e centralização de diversos serviços públicos, divulgou um balanço apontando que, nesse período, o setor realizou mais de 16,2 milhões de atendimentos.
Num único endereço, o posto atende a mais de 40 serviços municipais, estaduais e até federais, visando proporcionar mais agilidade e qualidade no atendimento aos cidadãos. “O Ganha Tempo surgiu com o propósito de facilitar a vida do cidadão de Barueri, bem como das cidades do entorno, concentrando em um único espaço a prestação de serviços públicos conferindo conforto aos usuários, com ética, responsabilidade e pluralismo”, ressalta o coordenador-geral, Celso Miguel de Oliveira.

TECNOLOGIA

Oliveira explica que, nos últimos anos, a administração municipal, bem como órgãos estaduais, federais e parceiros, passaram a demandar soluções tecnológicas com o propósito de permitir ao cidadão o atendimento digital sem a necessidade de comparecer às instalações. Isso significa que, antes mesmo de atingir a “maioridade”, o Ganha Tempo já apostava em soluções tecnológicas e digitais para facilitar o atendimento ao público, principalmente no agendamento on-line para serviços como emissão de carteira de identidade, solicitação de pavimentação de vias ou de podas de árvores.
“Com a pandemia da Covid-19 esse processo de digitalização foi acelerado e hoje os atendimentos presencias tiveram uma redução de aproximadamente 40%”, completa o coordenador-geral.
De acordo com levantamento do Ganha Tempo, o número de atendimentos presenciais em 2022 fechou em 480.279. O ano em que ocorreu o maior número desse tipo de atendimento foi em 2012, quando atingiu 1,35 milhão.

MAIS USADOS

A maioria dos serviços pode ser agendada pelo portal do Ganha Tempo (http://www.barueri.sp.gov.br/GanhaTempo/), o que estaria, inclusive, permitindo a agilização dos atendimentos presenciais, diminuindo o tempo de espera. Alguns serviços pontuais, contudo, não têm o recurso do agendamento on-line, caso de emissão de atestado de Antecedentes Criminais, por exemplo.
Segundo os dados divulgados pela administração municipal, no ano passado, os serviços mais solicitados foram os realizados pelo cartório civil, que inclui emissão de certidões como casamento, óbito e nascimento, reconhecimento de firma, autenticação de documentos, etc. Foram 96.972 solicitações durante o ano. Outro serviço com grande demanda, com 30.591 pedidos, é a emissão do Cadastro Nacional de Informações Sociais, um tipo de relatório de informações do trabalhador que pode servir para fins de aposentadoria, por exemplo.
Instituído formalmente na cidade através de Lei Complementar nº 144, em 3 de junho de 2004, o Ganha Tempo foi inaugurado em 31 de janeiro de 2005, atendendo desde então na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro de Barueri.

Setor oferece mais de 40 serviços municipais, estaduais e federais – Foto: Robson Alvarenga/Secom

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