Início Cidades Rogério Lins anuncia auxílio financeiro para famílias atingidas por enchentes desta semana...

Rogério Lins anuncia auxílio financeiro para famílias atingidas por enchentes desta semana em Osasco

0
Com mapa das enchentes nas mãos, Lins diz ter recursos para desenvolvimento de projetos na cidade - Foto: Facebook/Rogério Lins

Sem detalhes, Rogério Lins anuncia ‘auxílio enchente’ para combater transtornos das chuvas desta semana em Osasco

Assim como vem ocorrendo nos últimos anos, as fortes chuvas de verão têm trazido sérios transtornos a regiões de Osasco que não estavam acostumadas com enchentes e alagamentos.
De uns anos para cá, a Prefeitura tem efetivado esforços, por exemplo, para sanar o histórico problema de enchentes na região do Rochdale, na zona Norte da cidade, que sempre encabeçou o noticiário de grandes crises nesse período. Desde o ano passado, o prefeito Rogério Lins (Podemos) e sua equipe têm alardeado a constatação de que, diante das mais recentes chuvas, os moradores do bairro já não têm enfrentado os mesmos transtornos e que os investimentos no local estariam dando o resultado almejado.
O problema, nos últimos anos, agora se voltou para a região central da cidade e também na sequência da avenida dos Autonomistas pelo bairro do Km 18, chegando até a divisa com Carapicuíba, entre os bairros de Quitaúna e Km 21. Nessas regiões, as chuvas não precisam necessariamente apresentarem níveis acima dos normais para que os alagamentos comecem a acontecer gradativa e rotineiramente.

TRAGÉDIA

Na tarde de terça-feira desta semana, no entanto, dia 7, a cidade foi atingida por um forte temporal que, naturalmente, provou enchentes em toda a região central, desde a avenida Maria Campos, passando pela praça Antônio Menck (Largo de Osasco), e quase todas as vias do Centro, incluindo-se aí a Antônio Agu, Primitiva Vianco, João Batista, etc. A própria avenida dos Autonomistas, localizada na parte mais alta da região central, também foi alagada na região onde está localizada a Câmara Municipal de vereadores. O trânsito foi interrompido no viaduto Dona Ignês Coliino, para quem se dirigia da zona Norte para o Centro da cidade, já que a avenida Maria Campos estava totalmente submersa.
O mesmo ocorreu na avenida dos Autonomistas no Km 18, interrompendo o tráfego de veículos e ônibus que rumavam no sentido bairro. Há relatos de pessoas que ficaram ao menos quatro horas dentro dos ônibus esperando a água baixar para seguirem viagem. Nessa região, uma rapaz que tentou atravessar a enchente acabou carregado pelas águas e morreu.
Na região de Quitaúna e Km 21, divisa com Carapicuíba, além da interdição da avenida dos Autonomistas, o alagamento também impediu a circulação de pessoas no Terminal Ferroviário da ViaMobilidade. Para sair do local onde ficaram ilhadas, as pessoas tiveram de ser “resgatadas” por botes do Corpo de Bombeiros.

PEDINDO APOIO

No dia seguinte à tragédia da perda de uma vida e aos transtornos impostos à população, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, usou as redes sociais para anunciar que a Prefeitura irá ajudar financeiramente as famílias atingidas pelas enchentes desta semana. “Aprovamos hoje (8/2) o auxílio de até 11 salários para as famílias que sofreram com as fortes chuvas de ontem em Osasco”, disse o prefeito sem explicar se a “aprovação” se trata de algum dispositivo legal analisado pela Câmara Municipal, ou mesmo como se dará tal auxílio e como as pessoas poderão obtê-lo rapidamente.
Ao mesmo tempo, Lins disse que conversou ao telefone com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pedindo apoio em obras de infraestrutura na divisa com Carapicuíba, além de intervenções na região central. “Aprovamos 70 milhões de reais do nosso orçamento para darmos continuidade em projetos já iniciados e não terminados de obras de drenagem e novos projetos de combate às enchentes. Foi um dia difícil ontem, chuvas de 10 dias consecutivos caíram em menos de 3 horas em Osasco. Mas, assim como vencemos o desafio do Rochdalle, venceremos nessas regiões também”, finalizou o prefeito.

Sair da versão mobile