Início Cidades Barões da Pisadinha, Wesley Safadão e Lauana Prado fazem show na próxima...

Barões da Pisadinha, Wesley Safadão e Lauana Prado fazem show na próxima semana pelos 61 anos de emancipação de Osasco

0
A Prefeitura anuncia as principais atrações musicais, em show programado para o próximo dia 26 de fevereiro

Neste domingo, 19 de fevereiro, o município de Osasco comemorará seus 61 anos de emancipação político-administrativa. De distrito da cidade de São Paulo no início da década de 1960, a cidade se desenvolveu e vem se despontando – há anos – como uma das maiores potências econômicas do Estado de São Paulo e, por consequência, do país.
No princípio, teve seu auge com o perfil voltado ao setor industrial; mas já há alguns anos tem mudado essa “identidade” para a sua bem estruturada rede de serviços, por onde tem apostado no futuro desenvolvimentista.
O atual prefeito Rogério Lins (Podemos), cumprindo seu segundo mandato consecutivo à frente do Executivo municipal, é um entusiasta desse modelo econômico, tentando dar à cidade um perfil tecnológico pelo qual ele mesmo já trata a cidade como a “Oz Valley”, em referência ao conhecido Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, principal centro mundial de empresas de tecnologia.
Ao mesmo tempo, a cidade continua como uma das principais do país no ranking do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado anualmente pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mais recente desses levantamentos, com R$ 76,3 bilhões de riquezas produzidas em 2020, Osasco se colocava como a 7ª melhor posição do PIB em todo o país, e o 2º maior do Estado de São Paulo (Página Zero, ed. nº 1577, de 06/01/23).

SHOW NA PRÓXIMA SEMANA

Em razão do carnaval, no entanto, festejado em todo o país a partir desta sexta-feira, 17, até a quarta-feira de cinzas no dia 22/2; a Prefeitura programou sua principal atividade em comemoração ao aniversário da cidade para o próximo final de semana.
De acordo com a administração municipal, uma parceria com a rádio Nativa FM trará – sem custos aos cofres públicos – atrações como Barões da Pisadinha, Wesley Safadão, Lauana Prado, dentre outros, em ação prevista para ocorrer no próximo domingo, dia 26 de fevereiro, no Estádio Municipal José Liberatti, localizado na avenida Brasil, 1.361, Jardim Rochdale. Nesse dia, os portões serão abertos às 11 horas.
Para garantir a entrada, o munícipe deve trocá-la por 1 quilo de alimento não perecível (arroz ou feijão). Serão liberados até dois ingressos por pessoa e é obrigatório fazer o pré-cadastro acessando o link https://61anos.osasco.sp.gov.br/.
Os locais para a troca dos alimentos pelos ingressos são o próprio Estádio do Rochdale (Avenida Brasil, 1.361) e o Fundo Social de Solidariedade (Avenida Lázaro de Mello Brandão, 140 –  Vila Campesina), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h30.Também de acordo com a Prefeitura, toda a arrecadação de alimentos será revertida às ações do Fundo Social de Solidariedade.

EM TORNO DA ESTRADA DE FERRO

De um simples bairro da Capital paulista, a Vila Quitaúna, povoado pelo primeiro núcleo de colonizadores, Osasco nasceu e cresceu a partir da estação ferroviária de mesmo nome, construída em 1895 pelo italiano Antônio Agu, fundador da cidade e criador das primeiras fábricas de tijolos, telhas, tubos e cerâmicas na região. A estação de trem permitia que os operários chegassem com mais facilidade ao local de trabalho. Os dirigentes da estrada de ferro queriam homenagear o fundador do local dando-lhe o nome da estação, mas foi ele próprio quem pediu que se homenageasse sua terra natal, também Osasco, situada na região italiana do Piemonte. Com o tempo, a região em volta da estação ferroviária também passou a ser conhecida por Osasco.
Antes de virar cidade, Osasco foi elevada a distrito da Capital, em 1918. Já no final da década de 1940, sentindo que os recursos de melhorias de infraestrutura não chegavam ao local, o movimento emancipacionista ganhou força e, numa primeira tentativa de se desligar do município paulista, organizou um plebiscito em 1953 que foi derrotado pela maioria. Na segunda tentativa, em 1958, o movimento saiu vitorioso. A lei 5.285 de 1959, assinada na Assembleia Legislativa do Estado, criou formalmente o município, que na prática somente foi instalado em 19 de fevereiro de 1962, com a eleição de seu primeiro prefeito, Hirant Sanazar.
A antiga parada de trem da Ferrovia Paulista (Fepasa) ainda está em funcionamento, no mesmo local, agora como uma das mais movimentadas da Grande São Paulo e que integra as linhas 8/Diamante e 9/Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), atualmente sob responsabilidade da concessionária ViaMobilidade.

PASSAGENS DA HISTÓRIA

De antigo caminho dos bandeirantes, Osasco foi palco de passagens importantes da história regional e nacional, antes e depois de virar cidade. Em janeiro de 1910, o engenheiro Dimitri Sensaud de Lavaud construiu o primeiro avião nacional e realizou o primeiro voo da América Latina. Em julho de 1968, operários deflagraram uma greve na Cobrasma contra mortes de companheiros e condições desfavoráveis de trabalho e salários, representando um primeiro sintoma do que viria a ser o movimento de resistência ao Regime Militar que comandava o país.
O crescimento da cidade se deu graças à expressiva atividade econômica nos setores industrial, comercial e – agora – de serviços. Segundo estimativa de 2022 do IBGE, a cidade tem atualmente 777.048 habitantes.
O prefeito Rogério Lins deu início em 2021 ao seu segundo mandato consecutivo à frente do Executivo. A Câmara Municipal é composta por 21 vereadores e presidida por Carmônio Bastos (Podemos). Os mandatos de ambos devem se encerrar em dezembro de 2024.
O dia 19 de fevereiro é considerado feriado municipal em Osasco.

Sair da versão mobile