Assim como quase todas as cidades da Região Metropolitana de São Paulo, também Barueri tem recebido alto volume de chuvas nos últimos dias. De acordo com material divulgado pela Prefeitura nesta semana, nas 72 horas entre as 7 horas do sábado, dia 11, até o mesmo horário de terça-feira, dia 14/2, a cidade havia registrado 98,4 milímetros (mm) de chuvas, total bem acima dos razoáveis 50 mm aguardados para este período.
Por essa razão, a Defesa Civil da cidade, órgão da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (Ssuds), valeu-se dos dispositivos pré-estabelecidos no Decreto nº 9.672, de 2022, e colocou a cidade em Estado de Atenção para riscos de deslizamentos. O Decreto dispõe de regras para aplicação do Plano Preventivo Chuvas de Verão (PPCV) e, uma vez adotado, prevê quatro níveis de criticidade relacionados a enchentes, alagamentos, inundações e deslizamentos. São eles: Observação, Atenção, Alerta e Alerta Máximo.
IDENTIFICANDO RISCOS
Com a decretação do Estado de Atenção, diversas secretárias e órgãos da administração pública se envolvem em medidas que visem alertar a população e iniciativas para diminuir o impacto de tais ameaças à comunidade.
O coordenador-adjunto da Defesa Civil de Barueri, major Robson Dias Pereira, orienta que a população deve ficar alerta e reforça que o que mais provoca risco é o acúmulo de chuva nas últimas 72 horas. “É o período em que o solo pode ficar encharcado, o que favorece o deslizamento de terra”, diz.
Como ações do Plano Preventivo Chuvas de Verão (PPCV), a Defesa Civil orienta o munícipe a identificar um possível risco de deslizamento, como observar postes, muros, árvores com inclinação anormal; rachaduras com estalos em casa; e abandonar o local imediatamente ao identificar sinais de um possível risco de deslizamento.
A Defesa Civil de Barueri está instalada na rua Prudente de Morais, 100, no Jardim Belval, atendendo pelos telefones (11) 4199-0620/4163-3782; e-mail defesa.civil@barueri.sp.gov.br. Em caso de emergência, o cidadão pode ligar para: Defesa Civil (199); Corpo de Bombeiros (193); e GCM – Guarda Civil Municipal (153).