Início Geral PZ Depois de novo acidente, começa vistoria para avaliar segurança na reabertura do...

Depois de novo acidente, começa vistoria para avaliar segurança na reabertura do Osasco Plaza

0

Prefeito determina cassação do alvará de funcionamento do Osasco Plaza até que segurança seja garantida

Boa parte da população de Osasco, e também da região Oeste da Grande São Paulo, se alarmou na tarde de quarta-feira, dia 8 de março, com a notícia da queda de parte de uma laje no Osasco Plaza Shopping, localizado no Centro da cidade.
O estabelecimento comercial estava cheio, até porque celebrava-se o Dia Internacional da Mulher, quando, no início da tarde, pessoas começaram a filmar e a registrar o forro próximo à Praça de Alimentação que, enchendo-se de água, ameaçava desabar naquele momento. O que poucos viam é que, na verdade, a aparente infiltração de água já abalara parte da laje da estrutura que, no andar superior, abrigava uma parte do estacionamento do centro de compras. O resultado foi imediato: parte da laje veio abaixo, engolindo ao menos quatro carros que desabaram ao andar inferior do shopping, próximo à Praça de Alimentação.
Houve correria e gritaria e a principal preocupação era com relação a possíveis vítimas, principalmente porque se tratava do mesmo shopping que, em 1996, também enfrentou uma tragédia. Naquela oportunidade, uma explosão causada por gás, em uma das lanchonetes, acabou provocando a morte de 42 pessoas.
Assim que houve a queda de parte da laje, a direção do shopping tratou de evacuar o estabelecimento e, de imediato, divulgou uma nota com o seguinte conteúdo: “O Osasco Plaza Shopping informa que a queda de uma parte da laje ocorrida na tarde desta quarta-feira (8/3) não deixou vítimas ou feridos. O local foi isolado antes da queda, assim que o risco foi identificado pela administração. O empreendimento foi interditado para garantir a segurança de colaboradores e clientes. A administração segue comprometida em identificar as causas do ocorrido e dar o suporte necessário aos lojistas e frequentadores para reestabelecer a normalidade o mais rapidamente possível”.

ALVARÁ CASSADO

Com o shopping e as ruas laterais isolados, e com a presença de equipes do Corpo de Bombeiros, do Samu, da Defesa Civil e outros órgãos fiscalizadores, no final da tarde quem compareceu ao local foi o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), anunciando que todos os órgãos necessários, como o Conselho de Engenharia, serão envolvidos em vistorias ao local, principalmente para determinar se haverá segurança em rebri-lo. Mas, antes disso, anunciou que cassou o alvará de funcionamento do Osasco Plaza: “Estamos no Osasco Plaza Shopping, aparentemente sem vítimas, graças a Deus! O shopping não será interditado em parte, ele está totalmente interditado e seu alvará de funcionamento cassado! A Defesa Civil, GCM, Samu, CREA-SP, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar acompanharam todos os passos. Exigimos um laudo técnico integral de toda a estrutura do prédio. Todas as medidas cabíveis e necessárias serão tomadas pela Prefeitura pensando na segurança de todos. Por isso, não há prazo para a interdição, a medida é com prazo indeterminado, até que seja garantida a segurança do local”, disse o prefeito.
Antes disso, no entanto, Lins também havia confirmado que a documentação de vistoria do Corpo de Bombeiros – o AVCB – do shopping estava em ordem, com validade até junho de 2024.
A previsão é que logo no dia seguinte, na quinta-feira, 9/3, tais vistorias começassem, seguindo-se pelos próximos dias, quando a direção do shopping e as autoridades devem se decidir sobre a volta ao funcionamento do centro de compras.

Os veículos desabaram junto com a laje e foram parar no interior do shopping

Sair da versão mobile