Quem se utiliza do trecho da avenida Domingos Odália Filho, na região central de Osasco, próximo à cabeceira do viaduto Guerino Spitaleti, tem se deparado com a interdição de uma das pistas – no sentido do Centro para o bairro de Presidente Altino – por causa da queda de um trecho da via e seu desmoronamento para o interior do córrego Bussocaba, que cruza toda a cidade e deságua no rio Tietê. AS fortes chuvas das últimas semanas e o força da correnteza da água no córrego foram causadores da queda desse trecho.
No sentido oposto, para quem vem das marginais para o Centro, passando pelo viaduto Dona Ignês Colino e acessando a avenida Maria Campos, a margem do córrego não sofreu nenhum abalo e o trânsito continua normal.
Na semana passada, a Prefeitura de Osasco emitiu comunicado distribuído à imprensa informando que na terça-feira, dia 7/3, iniciou ações para corrigir o problema. Uma dessas medidas será a substituição da contenção do córrego pelo antigo sistema de gabião (pedras e telas de aço) por uma nova estrutura, agora de concreto, o que deve permitir escoamento mais rápido das ´paguas do córrego. A administração municipal informou que também fará um alargamento de cerca de 1,5 metro no córrego e também substituirá o gabião por concreto armado no sentido contrário, em direção a Prefeitura.
Todo o trecho a ser refeito (as duas margens do córrego) tem 27 metros de extensão por 3,5 metros de altura. O córrego tem cerca de 12 metros de largura em alguns trechos.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a empresa responsável pela obra teria informado que as ações no local devem durar de 60 a 90 dias.