Início Cidades Barueri completa 74 anos com inaugurações e show de Thiaguinho

Barueri completa 74 anos com inaugurações e show de Thiaguinho

0

Thiaguinho canta e Prefeitura faz inaugurações para celebrar 74 anos de emancipação de Barueri

A cidade de Barueri comemora oficialmente neste domingo, dia 26 de março, seus 74 anos de emancipação político-administrativa. Para celebrar a data, a Prefeitura local programou a entrega de pelo menos duas importantes obras, nas áreas da Saúde e Educação.
O prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB) já havia se encontrado há cerca de duas semanas (no dia 8 de março) com a imprensa da região para confirmar as obras que fazem parte do pacote de aniversário da cidade e, ao lado de seu vice-prefeito e secretário de Obras, Beto Piteri, anunciou, por exemplo, que nesta semana, antes mesmo do aniversário oficial, já estaria abrindo as portas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Ivani Maria Paes, totalmente reformada e ampliada. Localizada em frente à nova Praça das Artes, no bairro Boa Vista, a unidade conta agora com 9,1 mil metros quadrados de área construída em três pavimentos. Foram reformadas salas de aula, administração, pátio e acessibilidade, com obras de pintura interna e externa, reparos de telhas e forros, revisão de instalações elétricas, hidráulicas e esgoto, reparos em pisos e revestimentos, manutenção de caixilhos e portas, implantação de sistema de ar-condicionado, dentre outras.
No momento do anúncio, o prefeito Furlan informava que a escola que era estadual foi municipalizada e terá capacidade para receber 3 mil alunos, sendo 2 mil deles já de imediato em dois turnos de mil alunos cada.

UBS DOS ALTOS

Neste sábado, 25 de março, véspera da data oficial ade aniversário, a Prefeitura programou a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro dos Altos. Segundo a administração municipal, a nova unidade tem dois pavimentos com 1.431 metros quadrados de área construída em terreno de 2.847 metros quadrados, em frente à Emeief Professor Eneias Raimundo da Silva e à Maternal Evelyn Mosse Barreiros. Conta com rampa de acessibilidade, escada interna, jardim, estacionamento, duas entradas para carros e uma para pedestres.  Oferecerá ainda 17 consultórios médicos, sendo dois para dentistas, com atendimento em especialidades como ginecologia e obstetrícia, clínico geral, odontologia e psiquiatria, além de fraldário, salas de curativo, medicação, reidratação, observação e vacina.
Ela passa a ser a 19ª UBS da rede municipal de saúde de Barueri.
O prefeito também havia anunciado a inauguração do Complexo Esportivo do Jardim Silveira, mas segundo apurou a reportagem deste Página Zero ela acabará ocorrendo em data ainda a ser confirmada.

SHOWS ARTÍSTICOS

Para complementar as ações de obras e inaugurações da Prefeitura, a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) do município também organizou extensa programação artística que já foi iniciada no último dia 11 e prossegue até o dia 31 de março (ver edição nº 1586, de 10/3/23, do Página Zero, pelo link https://paginazero.com.br/2023/03/10/cultura-divulga-programacao-de-aniversario-de-barueri-que-se-estende-ate-o-final-de-marco/).
A principal atração será o cantor Thiaguinho, que se apresenta no próprio dia do aniversário, 26 de março, às 20 horas, em frente ao Ginásio Poliesportivo José Corrêa, no Centro da cidade. No mesmo dia, mais cedo, às 18 horas, na Praça das Artes, a programação terá a apresentação de “O Teatro Mágico; e o espetáculo musical “Grandes Pequeninos”, com Jair Oliveira e Tania Khalill, será apresentado às 10 horas, na mesma Praça das Artes. Este último também fará uma sessão no dia anterior, em 25 de março, às 16 horas. Tudo gratuito.

ÀS MARGENS DO TIETÊ

O povoado de Barueri teve início em 1560, quando o padre José de Anchieta ergueu uma capela em louvor à Nossa Senhora da Escada, às margens do rio Tietê, pouco acima da confluência do rio Barueri Mirim, e que hoje é o templo da Padroeira da cidade.
A partir da igreja, o lugar cresceu rápido, tornando-se um dos mais importantes aldeamentos de índios no Brasil colônia, alvo de bandeirantes que os aprisionavam para emprego como mão de obra escrava. O vilarejo conseguiu sobreviver com ajuda dos padres jesuítas.
Com o decorrer dos anos e o notório crescimento, a Aldeia chegou a povoado e, posteriormente, já em 1809, à categoria de freguesia. Em 1870, iniciou-se a construção da Estrada de Ferro Sorocabana, e em 1875, com a inauguração do primeiro trecho, Barueri ganhou sua estação ferroviária, tornando-se importante entreposto de cargas, rota obrigatória na ligação da Capital, São Paulo, com Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.
Pertencente ao município e Comarca de Santana de Parnaíba, Barueri crescia a olhos vistos, suplantando a pacata e bucólica Parnaíba.
O movimento emancipacionista permitiu a criação do município de Barueri pela lei número 233, de 24 de dezembro de 1948, sancionada pelo então governador do Estado, Adhemar de Barros. Em 26 de março de 1949 instalou-se o governo municipal e a primeira Câmara de vereadores. Em 8 de dezembro de 1964 foi promulgada a lei que instalou a Comarca de Barueri. O desenvolvimento econômico de Barueri ganhou força a partir de 1973, quando a Câmara Municipal aprovou a Lei de Zoneamento Industrial que permitiu o surgimento de polos empresariais como os de Alphaville, Tamboré e Jardim Califórnia e, mais recentemente o Distrito Industrial do Votupoca.
O nome Barueri deriva da mistura da palavra francesa barriére (barreira, queda, obstáculo) com o vocábulo indígena mbaruery (rio encachoeirado), significando, portanto, barreira que encachoeira o rio, visto que a área ficava na bifurcação do Anhembi, como era chamado o Tietê.
O vocábulo Barueri em tupi guarani não quer dizer flor vermelha que encanta, como muitos acreditam. Talvez pelo fato de, às margens do rio Barueri Mirim existirem, há muitos anos, flores vermelhas (hibisco) deu-se esta associação.
“Flor vermelha que encanta” é, na verdade, uma espécie de slogan associado a Barueri, o nome da cidade.
Atualmente, Barueri é reconhecida uma das cidades mais ricas do Estado de São Paulo, com um dos os maiores Produtos Internos Brutos (PIB) paulistas e brasileiro: é o 5º maior PIB no ranking estadual e 14º no ranking nacional. Com sua área demarcada em 65,701 quilômetros quadrados (km²), a sua população estimada em 2022 pelo IBGE era de 342.613 pessoas.
Barueri é administrada pelo prefeito Rubens Furlan (PSDB), que está em seu sexto mandato à frente do Executivo municipal. A Câmara conta com 21 vereadores e está sendo presidida pelo vereador Toninho Furlan (PDT).
O dia 26 de março é feriado municipal em Barueri; porém este ano, por se tratar de um domingo, não causará influência em relação ao expediente nas repartições públicas.

Thiaguinho se apresenta no domingo de aniversário – Foto: Divulgação/Thiaguinho
O prefeito Rubens Furlan cumpre seu sexto mandato à frente da Prefeitura – Foto: Marco Infante/PZ
A UBS do bairro dos Altos será inaugurada neste sábado, 25/3 – Foto: Benjamin Sepulvida/Secom
A Emef Profª. Ivani Maria Paes está instalada no bairro Boa Vista – Foto: Benjamin Sepulvida/Secom

 

 

Sair da versão mobile