Início Cidades Campanha de Busca Ativa da Tuberculose tenta abranger todos os moradores de...

Campanha de Busca Ativa da Tuberculose tenta abranger todos os moradores de Itapevi

0
A campanha está sendo desenvolvida em todas as unidades de saúde do município - Foto: Divulgação/PMI

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itapevi deu início na sexta-feira da semana passada, 17 de março, à sua Campanha de Intensificação da Busca Ativa à Tuberculose. A ação tem o objetivo de detectar novos casos, tratar e interromper a transmissão da doença e deve se estender até o dia 31 de março em todas as unidades de saúde do município.
A iniciativa contempla principalmente esta sexta-feira, 24 de março, data em que é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) por corresponder à descoberta do bacilo causador da doença por Robert Koch, em 1882.
Em Itapevi, a mobilização acontece duas vezes por ano e segue orientação da Divisão de Tuberculose da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, com o propósito de descobrir e mapear os novos casos da doença na cidade e os usuários que frequentam as unidades de saúde do município, assim como tratá-los preventivamente. A ação tenta abranger todos os moradores da cidade, especialmente os atendidos nos serviços de Atenção Básica de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Prontos-Socorros.
A população em situação de rua também receberá atenção no Centro Pop (Rua Rubens Caramez, 1075 – Vila Aurora), no dia 27 de março, das 8 às 11h30, quando será realizada a Busca Ativa no local.
Em casos de suspeita, são realizados exames específicos gratuitamente, sem a necessidade de guia médica.
De acordo com números divulgados pela Prefeitura de Itapevi, em 2022 foram detectados 152 casos novos de tuberculose no município e 6 mortes foram registradas. No ano anterior, em 2021, foram diagnosticados 107 casos novos de tuberculose e 5 óbitos registrados.

SINTOMAS

Os principais sintomas da tuberculose, que é transmissível, são: tosse por mais de três semanas com ou sem produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue.
Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível para fazer o exame diagnóstico e, se constatada a doença, o tratamento é oferecido gratuitamente e deve ser iniciado de maneira imediata.
As pessoas que estiverem com pelo menos um dos sintomas, por mais de três semanas, acompanhado por febre e/ou emagrecimento, devem procurar a unidade de saúde mais próxima.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4143-8499.

Sair da versão mobile