Nas duas últimas semanas, desde o início deste mês de março, a Prefeitura de Osasco concretizou a entrega de duas novas unidades voltadas ao atendimento dos Conselhos Tutelares da cidade.
No dia 9 de março, por exemplo, a secretária executiva da Infância e Juventude da Prefeitura local, Vitória Silvestre, comandou a cerimônia para entrega do prédio que abriga o Conselho Tutelar Centro, na Vila Campesina, localizado na rua José Bacarelli, 78. O novo espaço conta com brinquedoteca, 5 salas de atendimento para os conselheiros, copa, cozinha, três banheiros e lavandeira. “Estamos construindo o Conselho Tutelar que tanto sonhamos, porque a gente sabe o quanto é desafiador o trabalho dos conselheiros tutelares, 24 horas por dia, nos sete dias da semana, no combate à violência e à violação dos direitos das crianças e adolescentes da nossa cidade. Agora, nossa meta é ampliar esse time que atua incansavelmente para garantir um futuro digno e promissor para nossas crianças”, disse Vitória que, dentre outras personalidades, esteve acompanhada de Ednilson Oliveira, conselheiro coordenador; e Pedro Paulo, adjunto de Comunicação e presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).
NA ZONA NORTE
Outa cerimônia com a presença da secretária Vitória Silvestre ocorreu na quinta-feira da semana passada, dia 16/3, agora para inauguração do segundo Conselho Tutelar na zona Norte da cidade, localizado na rua General Labatut, 174, no Jardim Piratininga. A estrutura do novo espaço é dotada de recepção, cinco salas de atendimento, sala de reuniões, brinquedoteca, refeitório, copa, banheiros, lavanderia, setor de arquivamento e atendimento para PCDs.
Nesse dia, o secretário de Governo da Prefeitura de Osasco, Sérgio Di Nizo, representou o prefeito Rogério Lins (Podemos), que salientou: “O Conselho Tutelar II tem boa localização, o que é importante, pois facilitará a vida dos munícipes que usarão o serviço. Escolher um local não é fácil, mas quando a gente tem parceria, tudo se torna mais fácil, e aqui construímos uma grande parceria entre os conselheiros tutelares, a Secretaria Executiva da Infância e da Juventude, o CMDCA e nosso governo. Quando se cria essa sintonia, de todo mundo caminhando num mesmo propósito”.
Vitória Silvestre apontou que a demanda “aumentou muito na região Norte, que é a mais populosa na nossa cidade, e naturalmente já tem o maior número de ocorrências; então precisávamos urgente de um novo espaço”.
A Prefeitura informou que ainda neste mês de março o Conselho Tutelar Norte I entrará em reforma, fazendo com que o atendimento ali realizado seja temporariamente transferido para a unidade Norte II, no Piratininga.
Além da unidade recém inaugurada no Centro (Vila Campesina) e da unidade II da zona Norte, Osasco conta ainda com a unidade da zona Sul, localizada na rua São Manuel, 38, Jardim Veloso.