Milhares de fieis católicos e pagadores de promessas chegam a Pirapora do Bom Jesus para celebração da Semana Santa
Desde o domingo passado, dia 2 de abril, quando da realização do chamado “domingo de Ramos”, a cidade de Pirapora do Bom Jesus vem recebendo turistas e devotos do Senhor Bom Jesus para a celebração dos festejos da Semana Santa. O jornal Página Zero, em sua edição da semana passada (Ed. nº 1589, de 31/3/23) divulgou a extensa programação religiosa a cargo do Santuário Bom Jesus, que se estende até o domingo de Páscoa, 9 de abril, com missas, procissões e outras ações.
Também a Prefeitura se organizou e, em material divulgado à imprensa, garantiu que está colocando toda a estrutura da Secretaria de Cultura e Turismo para acolhimento dos fieis, romeiros e pagadores de promessas que chegam à cidade neste período.
O prefeito de Pirapora, Dany Floresti (PSD), falou sobre a importância da Semana Santa para o município. “A Semana Santa é uma das principais celebrações do nosso calendário, faz parte da história de Pirapora. Recebemos milhares de devotos do Senhor Bom Jesus e pagadores de promessas que vêm à cidade carregando suas cruzes como sinal de devoção e, também, para agradecer milagres alcançados. Esperamos muito por esse momento e, por isso, estamos prontos para oferecer a melhor estrutura a todos que passarão por Pirapora neste período”, afirmou o prefeito.
ESTRUTURA
Responsável pela acolhida aos devotos do Bom Jesus, Vitor Santos, secretário de Cultura e Turismo falou sobre as ações que serão realizadas na cidade até o domingo de Páscoa. «Todos os banheiros públicos da cidade localizados na praça do Santuário ficarão abertos em horários diferenciados ao longo da semana, inclusive, da quinta para a sexta-feira Santa, ficarão abertos 24 horas. Nesses dias, toda a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo estará de plantão, acompanhando os pagadores de promessas nas estradas que ligam Cabreúva a Pirapora, dando apoio e orientação”, explicou.
A Casa de Cultura, localizada no Centro de Pirapora, também ficará aberta de quinta-feira, 6, às 8 horas, a sexta-feira, 7, às 16 horas, para que os romeiros possam se hidratar e descansar. O Museu São Norberto também vai abrir na sexta-feira como uma opção de lazer e cultura na cidade.
Durante a Semana Santa, o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e Demutran serão destacados para organização do trânsito e segurança dos milhares de devotos que passarão pelo município.
A Secretaria de Saúde também estará empenhada nesse período oferecendo apoio em frente ao Santuário e com ambulância para eventuais atendimentos.