Início Cidades Sato diz que contratará segurança privada para escolas de Jandira

Sato diz que contratará segurança privada para escolas de Jandira

0
Sato (ao centro) se reuniu com as forças de segurança estabelecidas na cidade - Foto: Divulgação/PMJ

Sato cria programa ‘Escola Mais Segura’ com contratação de segurança
privada para escolas de Jandira

Estimulado pela grande mobilização e comoção nacional em razão dos últimos ataques a escolas em diversas partes do país, também o prefeito de Jandira, Henri Hajime Sato, o Dr. Sato (PSDB), dedicou parte de sua agenda nesta semana para debater a questão da segurança escolar na cidade.
Nesta segunda-feira, 10/4, Sato se fez acompanhar do vice-prefeito e secretário de Governo de Jandira, Piti Piteri; e do secretário municipal de Segurança Pública, Ricardo Antunes; para receber em seu gabinete o delegado titular de Jandira, Dr. Sérgio Augusto; o comandante da PM da cidade, capitão Inocêncio; o chefe dos investigadores da Polícia Civil de Jandira, Israel; e o subcomandante da GCM, Maurício Gusmão.
O encontro teve como principal finalidade promover maior integração dos esforços municipais com as forças estaduais para fortalecer a segurança em toda a rede municipal de ensino.

SEGURANÇA PRIVADA

Num projeto que já nomeado pela Prefeitura de “Programa Escola Mais Segura”, Sato já adiantou algumas medidas a serem adotadas, como melhorar a infraestrutura das unidades de ensino, assim como a “contratação de segurança privada para todas as escolas municipais”.
De acordo com material divulgado à imprensa, Sato chegou a discorrer sobre a determinação para que “a segurança privada fosse contratada para assegurar que os profissionais sejam devidamente qualificados para assistir a segurança de todos os alunos e, consequentemente, de todos os familiares ao deixarem as crianças no ambiente escolar”; porém não especificou como se dará essa contratação.
A reportagem do jornal Página Zero enviou e-mails à assessoria do prefeito, questionando como se dará esse processo de contratação privada; se o processo já foi iniciado; ou quantos integrantes serão contratados e em quais condições salariais, por exemplo; dentre outras considerações. Até o fechamento desta edição, na quinta-feira, dia 13/4, a reportagem não havia recebido tais informações.

‘ESCOLA MAIS SEGURA’

Dentro do encontro, também ficou determinado que a Secretaria de Educação implantará o “Programa Escola Mais Segura” nas escolas, através de ações pedagógicas sistemáticas, objetivando a cultura da paz e desenvolvendo projetos interdisciplinares com temáticas sobre bullying, educação antirracista e respeito às diferenças e à diversidade. Em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública, a pasta já estaria tomando medidas para que a segurança seja ampliada e garantida em todas as escolas da rede municipal de ensino com reforço de patrulhamento da Polícia Militar; e ações de prevenção por parte da Polícia Civil; tudo em conjunto com o trabalho já realizado pela Guarda Civil Municipal.
“Não medirei esforços para fazer com que todas as nossas crianças jandirenses sintam-se seguras em suas escolas. Já estamos trabalhando pontualmente para expandir a segurança em toda a rede municipal de ensino. Em nosso município, escola será sinônimo de paz, aprendizado e alegria”, garantiu Sato ao final do encontro.

 

Sair da versão mobile