Início Cultura Estudantes e professores recebem escritor para registro em livro do patrimônio cultural ...

Estudantes e professores recebem escritor para registro em livro do patrimônio cultural  de Osasco

0
Marcus Aurelius visitará seis escolas na próxima semana - Foto: Marcus Aurelius Pimenta/Facebook

A partida da próxima segunda-feira, dia 24; e se estendendo durante toda a semana, até o dia 28 de abril, o escritor Marcus Aurelius Pimenta pretende modificar a rotina de seis escolas estaduais localizadas em Osasco. Nesse período, ele estará presente nessas unidades a fim de apresentar aos alunos o projeto “A cidade da gente”, que pretende visitar e valorizar os pontos mais importantes do município.
O projeto não se propõe apenas a conhecer os espaços mobiliários da cidade, como a avenida dos Autonomistas, o Parque da Fito, etc; mas também o patrimônio histórico e cultura, como as carrocinhas de “dogão” ou as expressões das migrações italiana e nordestina. A partir daí, com parceria de escritores, ilustradores, professores e os próprios alunos presentes, pretende publicar um livro com todas essas histórias dos patrimônios materiais, imateriais e ambientais, como já fez sobre outras 25 cidades de Norte a Sul do país.
O projeto foi vencedor do prêmio Retratos da Leitura 2019, promovido pelo Instituto Pró-Livro, para reconhecer ações destacadas de incentivo à leitura em todo o país. É promovido em parceria com as secretarias de Educação do Estado e do município, patrocinado pela Lwart e recursos do Programa de Apoio à Cultura do Governo do Estado (ProAc).
O trabalho é idealizado pela Editora Olhares e cada livro já publicado da coleção conta a história de um município brasileiro a partir de seus patrimônios, seguindo um roteiro de temas locais que surge a partir da interação com gestores da educação e professores das redes municipais de ensino. Cada tema se torna o projeto de uma turma e os alunos são incentivados a investigar e dissertar sobre ele, tornando-se guias literários dos escritores envolvidos. Assim, viram protagonistas de suas próprias histórias quando o livro toma forma.
Depois de editado, o livro terá uma doação de 1.700 exemplares para uso didático na rede de ensino da cidade.
A assessoria da Editora Olhares informou que as escolas a serem visitadas na próxima semana serão as Escolas de Ensino Fundamental Jardim Santa Maria III, Prof. José Liberatti, Julia Lopes de Almeida, Profa. Lucy Anna Carroso Latorre, Educador Paulo Freire e Prof. Vicente Peixoto.

 

Sair da versão mobile