O governo de São Paulo lançou no final do mês de abril, dia 26/4, o programa Jovem Aprendiz Paulista. A iniciativa, capitaneada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), será coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Projetos Estratégicos, e visa reunir jovens que buscam aprendizado profissional e as Micro Empresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), que são as que mais oferecem oportunidades para este público no Brasil.
“Estamos falando de oportunidades e de pessoas. São perspectivas que vão ser mudadas para melhor com o crescimento do nosso Estado de São Paulo baseado na livre iniciativa”, declarou o governador durante o lançamento do programa e reforçou: “Abrir as portas do mercado de trabalho para os jovens é muito gratificante, isso oferece responsabilidade e esperança. É um projeto que vai dar milhares de oportunidades e transformar a nossa sociedade. O Jovem Aprendiz Paulista, para mim, é o projeto que tenho mais carinho e o mais importante. Vamos mudar a trajetória de muita gente que tem talento e precisa de oportunidades”, concluiu.
O governo paulista anunciou que o programa prevê investimentos de R$ 145,5 milhões por parte do Estado e a contratação de até 60 mil estudantes da rede pública de ensino, com idade entre 14 e 18 anos, por micro e pequenos empreendimentos.
QUEM PODE PARTICIPAR
A capacitação técnica dos estudantes será garantida pelo governo de São Paulo. Assim, a iniciativa vai oferecer qualificação profissional conciliada ao ensino regular a dezenas de milhares de jovens que buscam a primeira oportunidade no mercado de trabalho.
O treinamento será garantido pelo governo, inclusive com aulas de preparação comportamental e postura em ambiente de trabalho. A matrícula regular na rede pública de ensino é obrigatória para todos os participantes, bem como a Carteira de Trabalho – o documento pode ser solicitado nos canais eletrônicos do Poupatempo.
Para os empresários, os benefícios oferecidos pelo programa são contratações de aprendizes sem nenhum custo além do pagamento de salários e encargos, em suas próprias regiões de atuação e sem despesas com verbas rescisórias ao término dos contratos. O recolhimento do FGTS também é menor (apenas 2%), e todo o trâmite é amparado pela Lei do Aprendiz (10.097/2000).
Para os estudantes, o Jovem Aprendiz Paulista oferece oportunidades de trabalho por até 24 meses, com remuneração mensal de até R$ 917,59, com base no salário-mínimo/hora e de acordo com os períodos de expediente e treinamento. A jornada dos aprendizes será de quatro dias de trabalho, com carga horária diária de quatro a seis horas, e um dia exclusivo para capacitação on-line.
Empresários e estudantes podem se inscrever por meio do site http://jovemaprendiz.sp.gov.br . Os selecionados serão informados por e-mail e mensagem SMS para encaminhamento.
AJUDA EM CARAPICUÍBA
Em Carapicuíba, nesta semana, a Prefeitura informou que, caso o jovem precise de ajuda para preencher o formulário, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Trabalho da cidade, através do Espaço da Juventude, dará todo suporte necessário. O Portal de Atendimento ao Trabalhador (PAT) fica no subsolo do shopping center da cidade, localizado à estrada Ernestina Vieira, 149, na Vila Dirce.