Início Cidades Campanha em Itapevi visa conscientizar população sobre a importância do combate ao...

Campanha em Itapevi visa conscientizar população sobre a importância do combate ao abuso e exploração sexual de menores

0
Diversas ações e eventos estão programados pela Prefeitura, dentro do ‘Maio Laranja’ - Foto: Divulgação/PMI

Com o objetivo de combater o abuso e exploração sexual das crianças e adolescentes, a Prefeitura de Itapevi deu início a uma nova edição da campanha “Maio Laranja”, adotando uma série de medidas de enfrentamento do tema. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania, Segurança e Mobilidade Urbana e Educação.
Como parte das ações, serão realizadas panfletagens no Centro da cidade, palestras para os usuários dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e a distribuição dos kits “Pipo e Fifi”, um livro como material de apoio pedagógico e didático aos educadores de todas as escolas da rede municipal de ensino na orientação dos estudantes sobre prevenção e proteção contra a violência e o abuso sexual.
Na próxima quinta-feira, dia 18 de maio, será realizado um ciclo de palestras na Câmara Municipal, à rua Arnaldo Sérgio Cordeiro das Neves, 80, Jardim Nova Itapevi, das 9 às 11 horas, para debater os assuntos da campanha. No dia seguinte, sexta-feira, 19/5, a partir das 14 horas, haverá panfletagem na praça Carlos de Castro, no Centro.
As palestras nos Cras acontecem nos dias 23/5 (9h30 – Amador Bueno e 14h00 – Maristela) e 26/5 (9h30 – Aurora e 14h00 – Cardoso).

DIA NACIONAL

A Lei 9.970/2000 institui o dia 18 de maio como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data simboliza a morte trágica de Araceli Crespo, que quando tinha 8 anos, em 18 de maio, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória, no Estado do Espírito Santo.
A cor é inspirada na flor laranja da gérbera, muito conhecida no Brasil, simbolizando a vulnerabilidade e fragilidade da criança.
Cada vida importa, cada criança e cada adolescente devem ser protegidos de todas as formas de violência. Não se pode normalizar a violência sexual. Toda pessoa que testemunhar, souber ou suspeitar de violências contra crianças e adolescentes deve denunciar. Proteger é responsabilidade de todos. Esses são alguns motes da campanha “Maio Laranja”.
Em Itapevi, as pessoas que têm tem conhecimento de algum caso de abuso sexual infanto-juvenil podem denunciá-lo para o Disque 100 ou diretamente para o Conselho Tutelar de Itapevi pelo telefone (11) 4142-1180. Ainda é possível entrar em contato com a Polícia Civil pelo Disque Denúncia 197, Polícia Militar 190, GCM 199 e 153, e Delegacia de Defesa da Mulher de Itapevi 4450-6779, além do Ministério Público 4141-0970.

Sair da versão mobile