Uma cerimônia promovida na noite de quarta-feira, dia 17 de maio, na Sala Luiz Roberto Claudino, anexa ao Paço Municipal, serviu para que o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), anunciasse a criação de duas novas secretarias em seu governo; além da troca de comando em outras três pastas do primeiro escalão. As duas novas secretarias são da Casa Civil e também da Família, Cidadania e Segurança Alimentar. Já as mudanças de titularidade ocorreram nas pastas do Meio Ambiente, Cultura e Chefia de Gabinete.
NOVOS NOMES
A nova pasta da Casa Civil será comandada pelo vereador, atual vice-presidente e ex-presidente da Câmara Municipal, Ribamar Silva (PSD), que é formado em Administração. A pasta da Família, Cidadania e Segurança Alimentar será comandada por Marcelo Couto Dias, licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia e mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Família da Universidade Católica de Salvador. Entre 2019 e 2022 foi diretor do Departamento de Formação, Desenvolvimento e Fortalecimento da Família, na Secretaria Nacional da Família do Governo Federal.
Os novos secretários agradeceram a oportunidade e confiança neles depositada pelo prefeito. “É uma honra poder servir Osasco agora numa nova função. Venho para somar com os demais secretários. Sei que não é fácil a atuação de cada um (dos secretários), porque esse governo é um governo atuante”, disse Ribamar. “Agradeço a oportunidade e venho me colocar como mais um servidor, contribuir como acadêmico e com a experiência adquirida no serviço público”, completou Marcelo Couto.
TRÊS MUDANÇAS
Dentre as três mudanças anunciadas pelo prefeito, o também vereador Cláudio da Locadora (União Brasil), que já estava licenciado da Câmara Municipal e ocupava a Secretaria da Cultura, deixa o posto para assumir o Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O adjunto de Cultura, Paulinho Samba de Rua, assume o comando da pasta.
Rogério Lins também anunciou mudança na Chefia de Gabinete. Jorge Luís Cantagessi de Souza deixa o cargo para trabalhar na Assembleia Legislativa de São Paulo com o deputado Gerson Pessoa (Podemos). Ele será substituído pelo ex-secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fábio Grossi.
Ao nomear cada integrante em seus novos postos, o prefeito Lins assinava o termo de posse de cada um deles, ao mesmo tempo em que posava para fotos. “Agradeço a todos que, com seu empenho e dedicação, contribuíram na administração da cidade. Estamos fazendo essa reorganização e tenho certeza que os que estão chegando também farão o seu melhor por nossa cidade e nossos munícipes”, salientou o prefeito.
COMPOSIÇÃO NA CÂMARA
Com a licença de Ribamar Silva da Câmara Municipal de Osasco para assumir a Casa Civil, assumirá sua vaga no Legislativo o suplente Laércio Mendonça (PSD).
No caso de Cláudio da Locadora, ele já está licenciado da Câmara desde fevereiro de 2021, quando assumiu o cargo de secretário da Cultura. Sua mudança agora para a pasta do Meio Ambiente nada modifica em relação ao seu cargo no Legislativo, atualmente ocupado pelo suplente Délbio Teruel (União Brasil).
Em nota enviada à imprensa por sua assessoria, o atual presidente da Câmara de Osasco, Carmônio Bastos (Podemos), avaliou essa presença de representantes do Legislativo no primeiro escalão da administração municipal: “Com a posse do Ribamar junto à Secretaria da Casa Civil e o Cláudio seguindo como Secretário, agora de Meio Ambiente, fortalecemos ainda mais a relação entre os dois poderes para que possamos engrandecer ainda mais a cidade de Osasco”, encerrou Carmônio.