Depois de superado o susto e as consequências com a queda de parte de uma laje do estacionamento em março último, o Osasco Plaza Shopping, localizado no Centro de Osasco, já reabriu – há cerca de duas semanas – as portas para seus consumidores e lojistas que, “dando a volta por cima”, já retomam a normalidade dos negócios e frequência no tradicional centro de compras da cidade.
Nesta semana, também o superintendente do Shopping, David Rocha, abriu as portas de seu gabinete para a reportagem do jornal Página Zero, que passou pelo estabelecimento para acompanhar a volta à rotina e também ouvir considerações sobre todo o processo de retomada dos negócios.
De imediato, o superintendente admitiu que, naturalmente, ter mantido o local fechado por consequência do acidente nunca é o ideal para ninguém, mas que a reabertura, acontecida formalmente no dia 12 de maio, dá as garantias necessárias que autoridades e a população tanto almejam para frequentar o estabelecimento. Ele explicou que a liberação para reabertura do local por entidades tão renomadas como o Corpo de Bombeiros, o Conselho de Engenharia (Crea), a Prefeitura e diversas entidades governamentais comprovam que o Shopping é seguro. David também levou a reportagem para a área onde houve a queda de parte da laje, para mostrar que ali o espaço está isolado e em obras que se assemelharão ao processo estrutural original do shopping.
Reforçando o que já foi amplamente divulgado nas últimas semanas, David Rocha explicou: “o shopping tem estrutura para suportar cinco andares e tem apenas dois. O que houve, após as apurações, é que uma claraboia foi fechada num processo de obra diferente do padrão construtivo do empreendimento. Foi esse espaço, com juntas e parafusos mal dimensionados, que cedeu, causando susto e prejuízos”, disse. Ele completou informando que, sob fiscalização rígida e com reforma dentro dos padrões de estrutura, não há razão para ninguém temer pela segurança do local.
ACORDOS
Quando houve a queda da laje, em 8 de março, a Prefeitura de Osasco determinou o imediato fechamento do local, até que as autoridades fizessem uma nova vistoria e determinassem a liberação, como ocorreu em 12 de maio. Durante todo o procedimento, que durou pouco mais de dois meses, ao menos dois casos imediatos tiveram de ser tratados pela direção do shopping.
Um deles foi o prejuízo imediato com os cinco veículos que despencaram do andar superior e que caíram com a laje. O superintendente informou que quatro proprietários mantiveram as conversações com o centro de compras e utilizaram veículos alugados pelo shopping até que os valores de reposição de seus bens seja quitado. Apenas um dos proprietários optou por acionar o próprio seguro, retirou o veículo do local e ainda não efetivou conversações com a administração.
O outro caso é a situação dos lojistas que deixaram de trabalhar e faturar durante todo o período. David Rocha explicou que a empresa de seguros do shopping está recebendo a documentação de cada um dos comerciantes, com especificações de faturamento, etc; para posteriores indenizações
OLHANDO PARA A FRENTE
Superados os principais percalços depois do ocorrido, David Rocha diz não haver motivos para pessimismo: “Graças a Deus, tivemos apenas consequências materiais e já estamos trabalhando para superar isso. Estamos olhando para a frente e trabalhando, como sempre fizemos, para gerar bons negócios, sim; mas fundamentalmente para atender bem e de forma segura e confortável todos os nossos clientes”.
Como exemplo, citou que, do volume normal de mais de 80 mil pessoas que acessam o local por dia, o Osasco Plaza já vem recebendo uma média de 60 mil pessoas por dia, recuperando rapidamente o volume de visitas. Reforçou, também, que já às vésperas de uma data importante para o comércio, como o Dia dos Namorados, em 12 de junho, conseguiu elaborar e criar uma rápida campanha de marketing, que permitirá o sorteio de um veículo HB20 zero quilômetro a quem efetivar suas compras no shopping.
“Acredito que, com o empenho de nossos lojistas e colaboradores, já nas próximas semanas estaremos contabilizando o retorno à normalidade total em termos de visitação e elaboração de negócios, com vendas e opções de lazer e entretenimento, como sempre fizemos, desde que o shopping foi inaugurado, em 1995. Temos orgulho de atender à população de Osasco e toda a região e continuaremos sendo um dos principais centros de compra para todos, com a tradicional cordialidade e, acima de tudo, com muita segurança”, finalizou o superintendente.
O Osasco Plaza Shopping está instalado no Centro de Osasco, com entradas pelas ruas Antônio Agu e Tenente Avelar Pires de Azevedo. O horário de funcionamento é das 10 às 22 horas de segunda-feira a sábado; e aos domingos, das 14 às 20 horas, dia em que o estacionamento é gratuito.