Há cerca de duas semanas, na quarta-feira, dia 14 de junho, a Fundação Padre Anchieta elegeu oito novos integrantes para atuarem no seu Conselho Curador, órgão que tem a missão de administrar e orientar os rumos da entidade cujo principal objetivo é promover a educação e a cidadania. A Fundação Padre Anchieta é o órgão mantenedor da TV Cultura e das rádios Cultura FM e Cultura Brasil.
Dentre os novos integrantes, um deles é o administrador e professor osasquense Aldo Valentim, que chega ao posto por indicação do governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria Estadual da Cultura.
Aldo Valentim, segundo material divulgado por sua assessoria, tem mais de 20 anos na gestão pública e já atuou nas áreas de planejamento, artes, cultura, educação e economia criativa. Foi secretário nacional de Economia Criativa no governo federal entre 2020 e 2022, período em que ficou responsável também pela implementação da Lei Aldir Blanc. Valentim ainda foi secretário adjunto da Cultura da cidade de São Paulo durante a gestão de Bruno Covas; coordenador estadual de Planejamento e Avaliação, na gestão do governador Márcio França (2018); e coordenador estadual de Financiamento à Cultura na gestão Geraldo Alckmin (2016-2018). Fora do espectro político, foi pesquisador visitante na Universidade de Haifa, em Israel, professor e coordenador de cursos de pós-graduação em gestão do Senac, professor da Uninove e atua como coordenador acadêmico da Faculdade Fadiga, coordenando os cursos de Administração de Empresas e Gestão Hospitalar.
Aldo Valentim nasceu e cresceu no Jardim Helena Maria, zona Norte de Osasco e é filho do sindicalista Luiz Cândido Valentim, do Sindicato dos Motoristas de Ônibus de Osasco e Região. É formado em Relações Internacionais, mestre em artes pela Unicamp e mestre em Gestão e Políticas Públicas pela FGV-EAESP.
Além do osasquense Aldo Valentim, os outro sete novos integrantes do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta são: André Mendonça e Barros, Eugênio Bucci, Eunícia Aparecida de Jesus Prudente, Gaudêncio Torquato, José Renato Nalini, Lígia Cortês e Renata Tupinambá. Sob a presidência de Fábio Magalhães, todo o Conselho deve se reunir e apresentar os novos membros no próximo dia 9 de agosto.