Feirão exclusivo para pessoas com deficiência pré-aprova 600 candidatos a emprego em Osasco
A Lei Federal nº 8.213, publicada em 24 de julho de 1991, dentre outras coisas, determina o grau de participação de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho (art. 93). Por conta disso, passou a ser conhecida como Lei de Cotas para PCD (Pessoas com Deficiência) e completou 32 anos de vigência na última segunda-feira, 24/7.
Em razão da data, o Portal do Trabalhador de Osasco, órgão mantido pela Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre) da Prefeitura local, promoveu na quarta-feira, dia 26, um Feirão de Empregos visando atender exclusivamente a esse público.
Segundo números divulgados pela Prefeitura, o evento reuniu 14 empresas que já fizeram seus processos seletivos para os quase mil candidatos que passaram pelo Portal do Trabalhador à procura de colocação ou recolocação profissional no mercado de trabalho. Desse total, cerca de 600 pessoas foram pré-aprovadas para as vagas, segundo o balanço feito pelas empresas participantes. “Mais da metade das pessoas que nos procuraram hoje foram aprovadas nas entrevistas e isso nos deixa com a sensação de dever cumprido, porque essa é a nossa intenção ao promover uma atividade como esta: empregar pessoas. Como nós captamos mais de 1 mil vagas, a sobra será trabalhada durante as próximas semanas porque todo dia tem gente procurando emprego nos nossos Portais”, disse Gelso Lima, secretário de Emprego, Trabalho e Renda de Osasco.
Além das empresa que participaram presencialmente, outras também disponibilizaram vagas para o Feirão e farão seus processos seletivos nos próximos dias, gerando a expectativa de que esse número de aprovados possa ser ainda maior.