Início Geral PZ Jandira e Itapevi anunciam prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe

Jandira e Itapevi anunciam prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe

0
A população em geral pode procurar as Unidades Básicas de Saúde para garantir a imunização - Foto: Gabi Soares/PMI

Disponibilizada em campanha nacional ainda no mês de março, a vacinação da população brasileira contra a gripe (Influenza) não vem encontrando os números almejados pelo Ministério da Saúde, tampouco pelas secretarias estaduais e municipais responsáveis pela imunização. Por essa razão, desde o mês de maio, quando era prevista a finalização da campanha, o processo tem sofrido adiamentos constantes com o propósito de aumentar os índices de vacinados.
O último desses prazos para encerramento da campanha era o dia 31 de agosto. Entretanto, municípios que não apresentam números favoráveis, já orientam suas equipes a novo processo de prorrogação.
Na região Oeste da Grande São Paulo, por exemplo, pelo menos duas cidades se manifestaram desde a última semana nesse sentido: Jandira e Itapevi.
No caso jandirense, a Secretaria de Saúde anunciou que, além do prazo prorrogado, a vacina está disponível para toda a população acima de seis meses de idade, desde que ainda não tenha tomado o imunizante neste ano.
Os menores de idade precisam estar acompanhados de algum responsável. A imunização é totalmente gratuita e aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 9 às 16 horas.
Não é necessário agendamento prévio, bastando apenas procurar a unidade mais próxima da residência.
A Prefeitura de Jandira não informou, no entanto, os números relativos ao processo de vacinação na cidade, tampouco até quando a campanha será prorrogada.

ITAPEVI

Já a Prefeitura de Itapevi diz seguir orientações da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, prorrogando a campanha de vacinação contra a gripe/Influenza até o dia 15 de setembro.
A Secretaria de Saúde do município informa que, desde o final do mês de junho, a Prefeitura aplica doses dos imunizantes de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h30, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Suburbano e do Vitápolis. Em todas as demais unidades de saúde do município a aplicação dos imunizantes acontece de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. A Prefeitura solicita que as pessoas levem as carteirinhas de vacinação e CPF para facilitar o processo de imunização.
A aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe podem ser recebidas simultaneamente, independentemente da idade, inclusive as crianças a partir de 6 meses.
Dados da Secretaria de Saúde de Itapevi do último mês de agosto apontam que atualmente a cidade registra uma cobertura de 50,5% do grupo prioritário. A meta de cobertura vacinal contra a gripe em Itapevi é de 90%. Foram aplicadas 64.149 doses. As crianças recebem as 1ª e 2ª doses do imunizante. Do público-alvo, a expectativa é imunizar 73.497 pessoas.
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que incluem pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

A VACINA E A DOENÇA

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam nos últimos anos no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS): A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B.
A transmissão dos vírus Influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o ros to; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Sair da versão mobile