O vereador e presidente da Câmara Municipal de Osasco, Carmônio Bastos (Podemos), celebrou nesta semana a incorporação de seu Projeto Idoso Ativo ter sido incorporado ao Programa Começar, da Prefeitura de Osasco.
A notícia foi difundida pelo secretário de Trabalho e Renda da Prefeitura de Osasco, Gelso Lima, durante cerimônia promovida pela passagem do Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro. De acordo com o secretário, a ideia apresentada por Carmônio, de que a administração pública contrate pessoas acima dos 60 anos já começa a se tornar prática no que ele chamou de Projeto Começar 60+. O programa prevê a contratação dessas pessoas, pela Prefeitura e pela Câmara Municipal, para trabalharem no atendimento à população em órgãos públicos municipais, passando também por cursos de qualificação profissional. Carmônio Bastos já havia apresentado sua Indicação nº 891/2022 com talpropósito.
“Estou muito feliz com a concretização desse sonho. Trabalhei muito para viabilizar esse projeto, porque entendo que a experiência dos idosos pode e deve ser utilizada. Pessoas com 60 anos ou mais ainda têm muito a contribuir, principalmente, humanizando o atendimento nos órgãos públicos municipais. Os idosos serão beneficiados, mas a sociedade osasquense também ganha muito com isso”, comemorou Carmônio.
De acordo com a Setre, inicialmente serão abertas 60 vagas e as inscrições dos idosos serão abertas no próximo dia 9. Poderão participar moradores de Osasco com 60 anos ou mais, com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 660,00), que não receba aposentadoria ou pensão pelo INSS ou LOAS. Os 60 contratados participarão do programa por oito meses com bolsa-auxílio de R$ 800,00 vale-transporte (para distâncias acima de 3 km) e 15% do valor da bolsa para vale-alimentação e carga horária de quatro horas por dia.
As inscrições devem ser feitas no Portal do Trabalhador – Centro, que fica na rua Fiorino Beltrano, 300, das 9 às 14 horas. Os interessados devem garantir sua inscrição até o dia 20 de outubro.