O deputado estadual pelo PT de Osasco, Emidio de Souza, deixou de lado na semana passada a usual discrição em relação a candidaturas e projetos eleitorais e, através de suas redes sociais, já admitiu a possibilidade de concorrer ao cargo de prefeito de Osasco nas eleições municipais marcadas para outubro de 2024.
De forma geral, políticos detentores de mandatos – como é o caso do deputado Emidio – evitam declarações afirmativas sobre possíveis candidaturas a muito tempo do pleito (já que ainda falta um ano para a eleição), com receio de que seus nomes possam ser “bombardeados” com tanto tempo de exposição antes da disputa. O próprio Emidio, em outas oportunidades, deixou para quase a última hora a confirmação de outras candidaturas.
Na última semana, no entanto, ao publicar uma foto em que está abraçado ao presidente Lula (PT), Emidio utilizou os dizeres “Emidio será candidato a prefeito do PT na eleição 2024 em Osasco”, não deixando dúvidas sobre sua intenção. Na mensagem mais explicativa, escreveu: “Coloquei meu nome à disposição do PT Osasco como pré-candidatao à Prefeitura de Osasco. Conversei com o presidente Lula e várias outras lideranças sobre o projeto e estou pronto para assegurar a bandeira do PT nessa disputa. Tenho orgulho de todo o legado que deixamos na cidade e muito me honra representar o partido nessa eleição. Vamos conversar com outras lideranças e construir o melhor programa de governo da história da nossa cidade. Vamos juntos!”, encerrou.
A considerada “iniciativa antecipada” de Emidio pode estar justificada exatamente no fato de possivelmente ter ao seu lado, como importante cabo eleitoral durante o pleito, o próprio presidente Lula, cuja vitória eleitoral para a Presidência e a rotina de governo durante todo este ano são comemorados diariamente por Emidio em suas redes sociais.
NAS LISTAS
Atualmente com 64 anos de idade, Emidio de Souza é advogado por formação e cumpre seu terceiro mandato como deputado estadual, com término previsto para 2026. Os outros dois foram cumpridos entre 2003/2004 e 2019/2022. Foi também vereador de Osasco por três mandatos consecutivos (entre 1989 e 2000) e duas vezes prefeito, também em mandatos consecutivos entre 2005 e 2012. Na última eleição municipal, em 2020, Emidio foi novamente candidato a prefeito de Osasco, sendo derrotado pelo atual chefe do Executivo, Rogério Lins (Podemos). Naquela oportunidade, Emidio teve apenas 13,86% dos votos válidos (44.849 votos), ficando na terceira colocação entre os candidatos. Lins foi eleito com 60,94% dos votos válidos (204.207 votos).
A iniciativa de Emidio em anunciar a pré-candidatura não é surpresa nos meios políticos, já que seu nome consta de todas as listas que circulam pela cidade. Além dele, de forma extraoficial são citados os nomes do também deputado estadual Gerson Pessoa (Podemos); do deputado federal Fábio Teruel (MDB); do ex-deputado federal João Paulo Cunha (PT); da líder do PSol, Simony dos Anjos; e do ex-vereador Dr. Lindoso (Novo).