CARO LEITOR, ATENÇÃO: Esta matéria foi atualizada na sexta-feira, 13/10/23, às 8h35 – Favor ler a Nota da Redação no final do texto.
Prefeitura inicia nova etapa de obras na avenida Maria Campos e libera trânsito em dois trechos anteriormente interditados da via
Desde o último sábado, dia 7 de outubro, homens e máquinas da Prefeitura de Osasco já estão atuando em um novo setor das obras de readequação das pistas da avenida Maria Campos, que visam o reforço de base para eliminar ondulações na pista, recapeamento, nova sinalização de solo e troca de guias e sarjetas da via. Essa é a terceira etapa das obras no local, agora envolvendo o trecho entre as ruas Cônego Afonso e Itabuna, em aproximadamente 200 metros de extensão.
As obras numa das principais vias da cidade, que dá acessão a quem se dirige da zona Norte para o Centro ou mesmo para quem entra em Osasco pela rodovia Castello Branco, foram iniciadas no dia 18 de setembro, no trecho de 200 metros entre as ruas Dr. Jaime Regalo Pereira e Cipriano Tavares. A interdição, ocorrida um dia antes, em 17/9, provocou desvios no trânsito de veículos para quem chega à região central pelo viaduto Dona Ignês Colino, por vias do bairro Jardim Agu. Uma semana depois, no dia 25 de setembro, a Secretaria de Obras deu início da ação no segundo trecho da avenida. Dessa vez, com 250 metros de extensão, as obras ficaram entre as ruas Cipriano Tavares e Cônego Afonso.
LIBERAÇÃO DO TRÁFEGO
Com o início da terceira etapa, e depois de 20 dias de interrupção do tráfego de veículos na via, desde o final de semana a Prefeitura liberou aqueles dois primeiros trechos entre as ruas Dr. Jaime Regalo Pereira e Cônego Afonso. Apesar disso, os motoristas ainda encontram dificuldades para chegar até o viaduto metálico, já que, quando chegam à Cônego Afonso voltam a desviar à direita pelo Jardim Agu. Ali, os veículos devem acessar a rua Nelson de Camargo (que teve mão de direção invertida no sentido da avenida dos Autonomistas), entram à esquerda na rua Itabuna e voltam a acessar a Maria Campos.
Os locais de desvios e inversão no sentido das vias estão sinalizados e com apoio de equipes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). O setor alerta que, apesar da liberação de parte da avenida Maria Campos, os motoristas devem continuar evitando o local e buscar rotas alternativas.
De acordo com a Prefeitura, as obras de readequação na Maria Campos se fazem necessárias porque até o final deste ano Osasco deverá contar com mais uma alça de acesso ligando a rodovia Castello Branco à cidade.
O prazo para finalização das obras neste terceiro trecho da via não foi divulgado pela Prefeitura.
NOTA DA REDAÇÃO: Esta matéria foi redigida quando do fechamento da edição impressa, na noite de quarta-feira, dia 11/10/23. Após o fechamento editorial, na mesma noite, porém mais tarde do que isso, o prefeito Rogério Lins divulgou em suas redes sociais que a obra estava sendo finalizada e na manhã do dia seguinte, quinta-feira, dia 12/10, a avenida Maria Campos seria liberada para o trânsito de veículos. E assim foi feito: na quinta-feira a via estava liberada, com a obra finalizada.
Assim, este reparo na matéria tem o objetivo de tornar clara e atualizada a informação para o leitor, aqui no site. Na próxima edição impressa do jornal Página Zero a informação também será atualizada com tais detalhes.