Atuando como secretário de Obras desde que foi eleito como vice-prefeito de Barueri nas duas últimas eleições municipais (em 2016 e 2020), José Roberto Piteri deixou o posto na última semana para assumir nova função na administração pública.
O prefeito Rubens Furlan (PSDB), a quem Beto Piteri acompanha na chapa nos dois últimos mandatos do chefe do Executivo, já havia anunciado informalmente que a missão do secretário lhe consumia em demasia a agenda de rotinas, impedindo que ele pudesse se dedicar mais presentemente ao atendimento direto à população e que, por essa razão, deveria mudá-lo de posto.
E assim foi feito: numa movimentação interna, sem muito alarde, Beto Piteri assumiu a Secretaria de Governo, cuja atuação, em resumo, é a de assessorar o prefeito em suas funções político-administrativas, inclusive na relação com outras esferas do próprio governo.
Ele assume o novo cargo no lugar de Milton Monti, que acumulava os cargos de secretário de Governo e Saúde, ficando assim somente com a pasta da Saúde. No setor de Obras, Renê Aparecido da Silva assume no lugar de Piteri que, apesar da mudança, continua também sendo o vice-prefeito da cidade, por se tratar de cargo eletivo
Já há algum tempo o prefeito Rubens Furlan não esconde de ninguém a intenção de fazer de Beto Piteri seu sucessor na Prefeitura, na eleição municipal que ocorrerá em 2024. Sem poder fazer tais declarações publicamente, em respeito à legislação eleitoral, Furlan procura fazer com que seu novo secretário de Governo e também vice-prefeito dedique-se mais ao contato com a população.