Começou nesta semana, no dia 24/10, com sequência até o dia 11 de novembro, o circuito de apresentações teatrais promovido pelas Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul de São Paulo e também das cidades de Diadema e Osasco. Após 10 meses de pesquisa e produção, 238 aprendizes do “Projeto Espetáculo” sobem ao palco para apresentar obras artísticas criadas coletivamente que, desde 2013 é desenvolvido com o propósito de possibilitar a vivência de todas as etapas da montagem de uma apresentação cênica.
A partir da coordenação artística de Bernadeth Alves, mestre e bacharel em Direção Teatral pela USP e licenciada em Artes Visuais pela UNIP com residência artística em Direção Teatral na cidade de Berlim, e orientação dos arte-educadores, os aprendizes executam a dramaturgia, iluminação, cenografia, figurino e produção de forma colaborativa, resultando em espetáculos a serem apresentados às comunidades onde as Fábricas de Cultura estão localizadas. Neste ano, turmas das formações de Cenografia, Costura, Moda e Criação, Figurino, Animação, Práticas de Banda, Fotografia e Montagem de Exposições também colaboraram com a produção do “Projeto Espetáculo”, uma vez que a ação artístico-pedagógica, dependendo do roteiro, envolve outras linguagens artísticas do programa.
Para esta edição de 2023, os aprendizes refletiram sobre as próprias vivências na cidade, os sonhos para o futuro, as ansiedades e obstáculos que envolvem a juventude periférica de hoje, tudo aliado às memórias e narrativas dos territórios onde estão inseridos.
Em Osasco, o público poderá assistir ao espetáculo musical e multimídia “Manifesto Humano: escrevendo meu ser”, que promove uma viagem sobre a existência com um repertório diverso de canções do hoje e do ontem, junto a imagens que simbolizam a procura pela essência do existir. As apresentações acontecem nos dias 27, 28 e 31/10 e 3, 4, 7, 10 e 11/11, sempre às 19 horas, com entrada gratuita e aberta ao público. A unidade osasquense fica na rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale, com telefone (11) 3689-7600.
As Fábricas de Cultura são um programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Organização Social Poiesis.