Instituída pelo governo federal recentemente, no último mês de setembro, a Semana da Mulher Empreendedora passa a ser celebrada anualmente no país, sempre neste mês de novembro.
Atento ao calendário e a necessidade de abertura de discussões sobre o tema, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura de Barueri (CMEC), em colaboração com a Associação Comercial e Industrial de Barueri (Acib) lançou sua campanha «Perfil Municipal da Mulher Empreendedora» que, além de fortalecer o empreendedorismo feminino na região, também visa identificar os desafios enfrentados pelas empreendedoras e propor ações para impulsionar a representatividade feminina em cargos de liderança.
Assim, o CMEC criou uma pesquisa pela qual pretende traçar um retrato fiel das empresas lideradas por mulheres e das empreendedoras locais. De acordo com Telma Ambrósio, coordenadora do Conselho, “essa pesquisa tem um objetivo claro de entender as características, desafios e necessidades, enfim a realidade das mulheres que lideram os negócios em Barueri”.
O trabalho pretende abrange uma ampla gama de tópicos, incluindo as barreiras enfrentadas pelas empreendedoras, as oportunidades de capacitação, as perspectivas de crescimento de seus negócios e sua representação em órgãos de tomada de decisão.
Para a vice coordenadora do CMEC, Gaby Morais “a ideia é criar um ambiente mais inclusivo e promissor para as empreendedoras locais, promovendo sua participação ativa em instituições de classe e suas oportunidades de crescimento”.
A campanha “Perfil Municipal da Mulher Empreendedora” está aberta a empresárias e empreendedoras de Barueri que, assim, são convidadas a participar da pesquisa que pode ser acessada pelo site https://linktr.ee/cmec.barueri.